A Europa deve se preparar para um corte completo do gás russo e criar planos de emergência para suprir a demanda. O alerta foi feito nesta quarta-feira, 6, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“Precisamos nos preparar agora para mais interrupções e até mesmo um corte total do fornecimento de gás russo”, disse Von der Leyen ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França.
Segundo ela, 12 países já foram atingidos por reduções ou cortes totais no fornecimento de gás, à medida que o impasse político entre o bloco econômico e Moscou se intensifica.
“Putin continua usando a energia como arma. É por isso que a Comissão está trabalhando em um plano de emergência europeu”, disse ela. “Precisamos garantir que, em caso de interrupção total, o gás flua para onde é mais necessário”, observou Von der Leyen.
Os países já concordaram que todo o armazenamento de gás natural no bloco deve ser complementado em pelo menos 80% da capacidade para o próximo inverno, para evitar escassez durante a estação.
A invasão russa à Ucrânia fez a UE repensar suas políticas energéticas e cortar os laços com os combustíveis fósseis da Rússia. Os países membros concordaram em proibir 90% do petróleo russo até o fim do ano, além das importações de carvão, que começarão em agosto. No entanto, não incluiu o gás — um combustível usado para abastecer fábricas e gerar eletricidade — em suas próprias sanções, por medo de prejudicar seriamente a economia europeia. Antes da guerra na Ucrânia, o bloco econômico dependia da Rússia para 25% de seu petróleo e 40% de seu gás natural.
Para reduzir o uso da energia russa, a Comissão vem diversificando os fornecedores. Desde março, as exportações globais para a Europa aumentaram 75% em relação a 2021. Já dos EUA para o continente, quase triplicaram.
Um supercomputador e um supersistema têm mais chances de vencer um grande xadrezista, se ambos respeitarem rigorosamente as regras pré-definidas. Além de jogador, Putin sabe que uma guerra não tem regras. Não apoio guerras e menos ainda estupidez. Por falta de lucidez, os governantes europeus vão pedir calor ao Inferno?
CORTA SEM DÓ PUTIN!
No primeiro dia do Inverno do hemisfério norte…
Impressionante como esses velhacos “lideres” do primeiro mundo RIFAM O FUTURO DOS JOVENS….guerra nuclear à vista..se não pararem de intervir, tão descaradamente, na ucrânia.
kkkkkkk
CORTA PUTIN!!
é melhor usar o GÁS como ARMA…do que os artefatos NUCLEARES né sua idiota??!!
Como esses europeus são safados…santo DEUS. cafajestes!
Fizeram a “Primeira Grande Guerra”, a segunda e estão fazendo força prá terceira. Acham que o fato de controlar a mídia no geral lhes dão razão prá que todos paguem essa conta, de um erro, a meu ver, que poderia ser evitado, com mortes, bilhões de dólares em armas, a destruição de um pais e o “desconforto” da nova situação europeia.
Ainda vou ver essa Van der Léia carregando um feixe de lenha na cabeça para preparar o almoço. Será impagável. E aquela obtusa ambientalista sueca que tem ficado sumida da mídia, a tal de Greta Thumberg? Cortaram a língua dela?
É isso aí, Paulo! Na falta de gás, peçam a ajuda da Greta, o ‘pumzão’ do mundo!
Os países europeus precisam parar de colocar em postos chave gente só porque é lésbica, preto, branco ou gay. Seja lésbica, preto, branco ou gay, mas tem que ter experiência e capacidade para o cargo. Uma pessoa colocada em postos importantes somente por cota racial ou sexual dá dm besteiras. Essa mulher no comando da UE é uma desgraça.
Me parece que essa é a estratégia do Putin, congelar a UE para depois negociar um acordo.
A Europa cometeu um erro estratégico ao ficar dependente do gás e petróleo russos. Agora vão ter que queimar carvão pra não morrer no frio, expondo toda a hipocrisia de quem ofende, por exemplo o Brasil, de não proteger o meio ambiente.