publicidade
Mundo

Europa pode entrar em recessão já em dezembro

Relatório lista fatores que contribuem para o cenário negativo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Foto: Reprodução/Ursula von der Leyen/Twitter
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Foto: Reprodução/Ursula von der Leyen/Twitter

A Comissão Europeia informou nesta sexta-feira, 11, que aproximadamente 20 países membros do bloco podem entrar em recessão, a partir de dezembro deste ano, quando se inicia o inverno na região. Esperava-se que essas nações crescessem quase 1,5% em 2023. Essa previsão, contudo, caiu para 0,3%.

Em um relatório, a comissão justificou que o cenário negativo se deve a três fatos: 1) aumento do preço da energia; 2) aumento do custo de vida; 3) taxas de juros mais altas.

Receba nossas atualizações

“Espera-se que o crescimento retorne à Europa na primavera (março), à medida que a inflação relaxe gradualmente seu controle sobre a economia”, informou o relatório, acerca da possível recuperação da economia. “No entanto, com fortes ventos contrários ainda retendo a demanda, a atividade econômica deve ser contida.”

Alemanha será o país mais afetado da Europa

Maior economia europeia, a Alemanha deve ter o pior desempenho econômico no próximo ano. Com o aumento nos preços do gás natural e da eletricidade, em virtude do corte na exportação de suprimentos da Rússia para a Europa, o país vê sua produção encolher 0,6%.

A inflação na Zona do Euro terá seu ápice no fim do ano, com o aumento da taxa média para 8,5% e, para o próximo ano, 6,1%. Essa é uma previsão de 1 ponto porcentual maior para 2022, e 2 pontos para 2023.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Cândido Gregório Sarmet Moreira Damas dos
    Cândido Gregório Sarmet Moreira Damas dos

    Já seria dificil para o Brasil, com o ser subaquático mais honesto dos verdes mares putiniquins será um grande desafio.

  2. Gui
    Gui

    Daqui a pouco o larápio vem com aquele discurso que no Brasil não vai passar de uma marolinha essa tal recessão européia!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade