Europa pode viver epidemia de câncer na próxima década

A covid-19 atrasou diagnósticos de pessoas com a doença

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Os médicos relataram 1,5 milhão a menos de pacientes com câncer no primeiro ano da pandemia
Os médicos relataram 1,5 milhão a menos de pacientes com câncer no primeiro ano da pandemia | Foto: Reprodução/Flickr

A Europa pode viver uma epidemia de câncer na próxima década. Um dos motivos é a pandemia de covid-19, que atrasou diagnósticos de pessoas com a doença levando ao início tardio do tratamento.

O alerta foi feito em uma publicação da Comissão de Oncologia da revista científica The Lancet. Os cientistas analisaram dados da doença e identificaram lacunas que podem permitir o avanço do diagnóstico nos próximos dez anos.

“Estimamos que aproximadamente um milhão de diagnósticos de câncer foram perdidos em toda a Europa durante a pandemia. Estamos em uma corrida contra o tempo para encontrar esses cânceres ausentes”, disse o professor Mark Lawler, da Queen’s University, em comunicado.

-Publicidade-

Mais precisamente, o relatório afirma que os médicos relataram 1,5 milhão a menos de pacientes com câncer no primeiro ano da pandemia, com uma a cada duas pessoas não recebendo a cirurgia ou a quimioterapia no momento oportuno.

“Além disso, vimos um efeito assustador na pesquisa do câncer com laboratórios fechados e ensaios clínicos adiados ou cancelados na primeira onda da pandemia”, destacou o principal autor da comissão da Lancet. “Estamos preocupados com o fato de a Europa estar caminhando para uma epidemia de câncer na próxima década.”

Para reverter esse cenário, e atingir a meta de 70% de sobrevivência para todos os pacientes com câncer até 2035, eles recomendam medidas como aumentar o orçamento de estudos e focar no impacto da pandemia na epidemiologia da doença.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.