A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória sanitária dos Estados Unidos, autorizou nesta sexta-feira, 29, a aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade.
No início da semana, como informou Oeste, um comitê independente de aconselhamento do órgão havia dado parecer favorável ao uso do imunizante para essa faixa etária. Na ocasião, houve 17 votos favoráveis à liberação da vacina e apenas uma abstenção. A decisão da FDA era esperada, pois geralmente a agência segue as recomendações do comitê de especialistas.
Leia também: “A Pfolia da Pfizer”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 84 da Revista Oeste
Com a autorização, as vacinas da Pfizer devem começar a ser aplicadas em crianças de 5 a 11 anos já a partir da próxima semana nos EUA. Trata-se da primeira vacina aprovada no país para o público infantil e deve atender cerca de 28 milhões de crianças.
Na quarta-feira 27, como noticiamos, a Pfizer anunciou que solicitará à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma autorização para aplicar sua vacina contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no Brasil. De acordo com a fabricante, o pedido será feito em novembro.