Federação russa considera deixar UEFA para integrar Confederação Asiática

A mudança se dá em meio à sanções impostas pela entidade europeia, em decorrência da invasão russa à Ucrânia
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Federação Russa de Futebol (RFU) está considerando deixar a Liga dos Campeões da UEFA para ingressar na Confederação Asiática. A iniciativa se dá em resposta às sanções que a entidade europeia impôs ao país, devido à guerra travada entre Ucrânia e Rússia.

“Acho que chegou a hora de pensar seriamente em uma mudança para a Confederação Asiática de Futebol”, afirmou Dmitry Pirog, vice-presidente do Comité de Desportos da Federação, em entrevista à televisão estatal russa Match TV.

De acordo com o representante russo, que já foi boxeador profissional, ainda não existe um prazo para que a Rússia saia de fato da confederação europeia e migre para a asiática. Também não foi informando quando as sanções impostas pela UEFA à seleção nacional devem terminar.

-Publicidade-

No entanto, a ideia positiva de mudança não é unânime no país. “Se formos à Ásia, nunca mais voltaríamos à Europa e seria a morte do futebol russo”, criticou Vyacheslav Koloskov, ex-presidente da Federação Russa.

Futebol feminino

A seleção feminina da Rússia também sofreu duras consequências impostas pela UEFA. Por conta da invasão à Ucrânia, o time segue fora da fase final da Euro 2022 e será substituído pela equipe portuguesa.

Além disso, a seleção foi proibida de jogar a etapa de qualificação europeia para a Copa do Mundo Feminina de 2023, prevista para acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.