publicidade
Mundo

Fila para ver caixão de Francisco dá volta na Praça de São Pedro

Multidão fica sob o sol para se despedir do pontífice no Vaticano

Francisco
A expectativa é de que centenas de milhares de pessoas passem pelo local nos próximos dias | Foto: Divulgação

A fila para visitar o caixão do papa Francisco se estende por toda a Praça São Pedro nesta quarta-feira, 23. A espera média para contemplar o corpo do pontífice chega a três horas.

Do lado de fora, a multidão contorna a colunata de 240 metros de diâmetro. Sob o sol e com temperatura pouco acima dos 20°C, muitos visitantes usam guarda-chuvas para se proteger do calor.

Receba nossas atualizações

Além disso, pessoas com mobilidade reduzida recebem autorização para acessar áreas com deslocamento facilitado.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

No interior da Basílica de São Pedro, fiéis, religiosos e turistas caminham lentamente em direção ao caixão. Como resultado, o fluxo segue com vigilância constante. Os seguranças permitem apenas alguns segundos de permanência diante do corpo de Francisco.

O Vaticano não divulgou estimativa oficial do número de visitantes no primeiro dia da exposição do caixão, mas a expectativa é que centenas de milhares de pessoas passem pelo local nos próximos dias. A despedida do pontífice, portanto, já mobiliza peregrinos de diversos continentes.

Funeral de Francisco reúne líderes mundiais no Vaticano

Na segunda-feira 21, o papa Francisco morreu, aos 88 anos, em razão de um AVC e de insuficiência cardíaca. Cerca de 200 chefes de Estado devem comparecer ao velório do pontífice, que, segundo a Santa Sé, tem previsão para ocorrer no próximo sábado, 26, em Roma.

Nesse sentido, os cardeais já se reúnem com o objetivo de organizar as cerimônias de despedida e o conclave. Entre os líderes internacionais que confirmaram presença, estão os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil; Donald Trump, dos Estados Unidos; Javier Milei, da Argentina; e Emmanuel Macron, da França.

+ Leia também: “Cerca de 200 chefes de Estado devem comparecer ao funeral do papa Francisco”

O entorno do Vaticano está sob forte esquema de segurança. Há acessos restritos ao público e controle rigoroso sobre o trânsito de pessoas nas proximidades da praça. A cidade já estava cheia de peregrinos por causa do Jubileu da Igreja — evento que acontece a cada 25 anos.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade