Começou nesta quarta-feira, 8, o julgamento sobre a série de atentados terroristas em Paris, em 2015, que terminou com 130 mortos.
Segundo informações da agência de notícias France-Presse, o julgamento teve início por volta das 8h20 (pelo horário de Brasília). O processo tem quase 1,8 mil partes civis envolvidas, além de 20 réus. A sessão ocorre no Palácio da Justiça da capital francesa.
Leia mais: “Franceses voltam às ruas contra passaporte sanitário”
Doze acusados podem ser condenados à prisão perpétua. O caso vem sendo tratado como “o julgamento do século” pela imprensa do país. A expectativa é que o julgamento seja concluído em até nove meses.
Nas primeiras semanas do julgamento, são aguardados os depoimentos de sobreviventes e familiares das vítimas — esta etapa deve levar pelo menos um mês e meio. Os réus serão interrogados apenas em 2022.
Leia também: “Macron fala em plano europeu para receber imigrantes do Afeganistão”
A série de ataques começou nas proximidades do Stade de France, onde acontecia um jogo entre as seleções da França e da Alemanha. O então presidente francês, François Hollande, era um dos espectadores no estádio.
Na sequência, outros dois terroristas assassinaram um motorista de ônibus. No centro de Paris, seis criminosos dispararam contra pessoas que estavam em bares e restaurantes. Por fim, a maior ação ocorreu na casa de espetáculos Bataclan, que estava lotada.
Os atentados de 2015 foram os piores ataques a Paris desde a Segunda Guerra Mundial. Além dos 130 mortos, mais de 350 pessoas ficaram feridas. As ações foram reivindicadas pelo Estado Islâmico.
Leia também: “Ativistas iranianos condenam Emmanuel Macron por cumprimentar “açougueiro de Teerã””