França distribuirá anticoncepcional ‘gratuito’ para jovens de 18 a 25 anos

Segundo o governo local, a medida beneficiará cerca de 3 milhões de mulheres que vivem no país
-Publicidade-
Jovens francesas terão acesso 'gratuito' a anticoncepcionais
Jovens francesas terão acesso 'gratuito' a anticoncepcionais | Foto: Reprodução/Redes sociais

A França distribuirá anticoncepcionais “gratuitamente”, ou seja, via dinheiro dos pagadores de impostos, para jovens de 18 a 25 anos. De acordo com o governo local, o projeto beneficiará 3 milhões de mulheres que vivem no país.

O ministro da Saúde, Olivier Véran, anunciou a medida em setembro do ano passado. Na ocasião, ele destacou que a contracepção estava “em retrocesso” entre as mulheres por razões financeiras.

A porta-voz da associação feminista francesa Avant Toutes (Avante Todas), Louise Delavier, usou o mesmo argumento de Véran. “Entre os 18 e 25 anos, as mulheres são muito vulneráveis, pois perdem muitos direitos em comparação à época em que eram menores de idade”, observou, em entrevista concedida à Agência France-Presse. “Além disso, são muito frágeis economicamente.”

-Publicidade-

As jovens terão acesso a uma consulta anual com um médico ou parteira, a exames biológicos correspondentes e a anticoncepcionais (pílulas, implantes, dispositivos intrauterinos e diafragmas).

A classificação do Fórum Parlamentar Europeu para os Direitos Sexuais e Reprodutivos (EPF), que avalia o “acesso a uma contracepção moderna, eficaz e acessível” na Europa, põe a França o segundo lugar de seu Atlas da Anticoncepção 2020. Apenas a Bélgica está à frente dos franceses.

Embora quase 60% das mulheres europeias em idade fértil usem algum tipo de anticoncepção, apenas 35% das gestações na Europa são consideradas não planejadas, destaca o Fórum em seu levantamento.

Leia mais: “Antes de Bolsonaro, Haddad vetou distribuição ‘gratuita’ de absorvente”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.