Era uma vez um aluno brilhante da Universidade Harvard chamado Doug Kenney. Na Faculdade, ele brilhava com alguns amigos editando uma revistinha de paródias chamada Harvard Lampoon.
Quando terminou a faculdade, Kenney decidiu que queria continuar na farra. E apostou tudo numa revista alternativa de humor chamada National Lampoon. A partir de 1970 a Lampoon revolucionou a comédia e se transformou num fenômeno editorial. A revista criou um novo conceito de humor, completamente anárquico e sem nenhum limite. O sucesso foi tão grande que a revista gerou um filme de baixo orçamento- O Clube dos Cafajestes – que foi outro gigantesco sucesso. E que acabou gerando o programa de TV Saturday Night Live, que foi outro fenômeno, e assim por diante.
A louca e breve história de Doug Kenney é o tema do não menos anárquico Fútil e Inútil, com Will Forte no papel principal. Mesmo sem muitos recursos, o filme recria os fenômenos culturais surgidos a partir da fértil imaginação de Kenney. O final é meio fake, mas vale a piada.