G20 termina com poucos compromissos concretos sobre o clima

Participantes prometeram reduzir aquecimento global a 1,5ºC e diminuir a utilização do carvão, mas não fixaram prazos
-Publicidade-
Reunião de cúpula do G20 foi realizada em Roma, na Itália
Reunião de cúpula do G20 foi realizada em Roma, na Itália | Foto: Reprodução

A declaração final do encontro de cúpula do G20, em Roma, neste domingo, 31, não apresentou praticamente nenhum grande compromisso concreto de seus integrantes em relação às mudanças climáticas. O grupo — que reúne as principais economias do mundo — conta com 19 países e mais a União Europeia. As nações que o compõem respondem por cerca de 80% da produção econômica global e 75% do comércio e das exportações.

Na declaração final, os participantes da reunião do G20 se comprometeram a reduzir o aquecimento global a 1,5ºC e diminuir a utilização do carvão. Por outro lado, não foi definida uma data exata para a neutralidade de carbono.

-Publicidade-

“Reconhecemos que os impactos das mudanças climáticas a 1,5°C são muito menores do que a 2°C. Manter 1,5°C ao alcance exigirá ações significativas e eficazes e compromisso de todos os países”, diz o documento.

A nota final do encontro afirma ainda que os planos de cada país para reduzir as emissões terão de ser fortalecidos “se necessário”. Não há qualquer menção específica sobre prazos para zerar as emissões.

Os integrantes do G20 também reafirmaram o compromisso, até agora não cumprido, de destinar US$ 100 milhões aos países em desenvolvimento, de modo que essas nações tenham mais condições de implementar programas para reduzir emissões.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. Preservem sua integridade e saúde mental e deixem o OTÁRIO falando aqui sozinho. N passa de mais um papagaio amestrado repetindo tudo que a mídia militante vomita todo santo dia.

    1. Bozo.. o grande palhaço da minha infância, sendo citado por um cretino! que não sabe a diferença entre um estadista e um ladrão petista.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.