ONU informa que 1 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia

Marca foi atingida com uma semana de conflito entre russos e ucranianos
-Publicidade-
Meio milhão se deslocou à Polônia, de longe o país que mais acolhe os refugiados do conflito
Meio milhão se deslocou à Polônia, de longe o país que mais acolhe os refugiados do conflito | Foto: Reprodução/Twitter

A agência da Organização das Nações Unidas para refugiados (Acnur) informou nesta quinta-feira, 3, que 1 milhão de pessoas deixaram o país. “Em apenas sete dias, testemunhamos o êxodo de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, publicou Filippo Grandi, alto-comissário da Acnur, no Twitter.

“Por muitos milhões mais, dentro da Ucrânia, é hora de as armas se silenciarem para que a assistência humanitária, que salva vidas, possa ser providenciada”, acrescentou o diplomata. A Acnur tem um banco de dados que vem sendo atualizado desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

A agência de notícias Associated Press classificou a ação como “o êxodo de refugiados mais rápido do século”. Meio milhão se deslocou à Polônia, de longe o país que mais acolhe os refugiados do conflito. Hungria vem atrás, com 116 mil, seguida de outros países vizinhos, como Moldova, Eslováquia e Romênia. Há também 50 mil que se deslocaram à Rússia.

-Publicidade-

Oitavo dia de conflito entre Rússia e Ucrânia

Na noite da quarta-feira 2, autoridades da Ucrânia confirmaram que o exército russo dominou Kherson, cidade portuária a 570 quilômetros da capital, Kiev. O local tem aproximadamente 290 mil habitantes. “Os invasores estão em todas as partes da cidade e são muito perigosos”, declarou o chefe da administração regional de Kherson, Guennady Lakhuta, no Telegram.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Uma invasão, um desrespeito às os valores humanos. Estes pulhas falam tanto em “Direitos Humanos e Democracia “. O que é isto que não um ataque às liberdades ? 👁 Olho nas Eleições. Os da bandeira vermelha gostam de invadir fazendas, imóveis urbanos e Igrejas.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.