O Supremo Tribunal de Justiça de Portugal condenou um homem a pagar € 30 mil (R$ 160 mil) de indenização por ter atropelado o bandido que assaltou sua casa. A cena ocorreu em 2019, na cidade de Guimarães, e a Corte proferiu a decisão nesta quarta-feira, 10.
O tribunal decidiu que houve “excesso de legítima defesa não justificada, face à manifesta desproporção entre a gravidade da lesão à integridade física do assaltante e o interesse patrimonial protegido”. O bandido, de 19 anos de idade, fraturou as duas pernas e o tornozelo direito, além de ter sofrido hematomas na cabeça.
Leia também: “CAC reage a tentativa de assalto e mata ladrão”
Consequência do assalto: 90 dias no hospital
No momento do assalto, a mulher do proprietário do imóvel alertou o marido sobre a invasão do bandido. O marido, que se recuperava de uma cirurgia e estava com a locomoção limitada, partiu em busca do assaltante e o encontrou encapuzado no interior da casa. O criminoso fugiu e saiu correndo pelas ruas, mas acabou atropelado pelo dono da residência. Resultado: 90 dias imobilizado no hospital.
A Suprema Corte de Portugal entende que não há “medo que justifique um comportamento em que o defensor não se aperceba da manifesta desproporção da valia dos bens sacrificados em comparação com os interesses protegidos, pelo que o estado de tensão apurado não é suficiente para legitimar o ato defensivo, em excesso, praticado pelo interveniente”.
No processo, a Justiça condenou o assaltante por tentativa de furto qualificado. Ele recebeu uma pena de um ano e dois meses de prisão, que acabou suspensa.
Leia mais: “Os 10 maiores roubos da história”
Virou moda defender o meliante e punir a vítima.
Da próxima vez, deixa o vagabundo entrar, oferece uma “aguinha”, deixa roubar o que quiser, que com certeza o prejuízo financeiro será menor do que 30 mil euros, Ah, não podemos esquecer de adicionar o custo do conserto do carro ao atropelar o coitadinho do ladrão.
Há muitos anos J. R. Guzzo escreveu num artigo que o povo brasileiro precisava tomar uma decisão e escolher um lado: se era a favor do crime e dos bandidos, ou se preferia ficar do lado da lei, da justiça e da polícia. Parece que hoje está claro qual foi a decisão dos brasileiros: ficar do lado das “vítimas da sociedade”, dos menores “infratores”, dos políticos que defendem “os pobres”, dos militares incapazes de entender e cumprir seu compromisso com a pátria (não com os ladrões e com violadores da Constituição), e dos “juízes” que se intitulam defensores da “democracia”. Agora que escolhemos esse lado podre e macabro, não adianta chorar. O plantio é opcional, a colheita é obrigatória. O Brasil que outrora conhecemos está morto e nem sequer descansará em paz. Haverá choro e ranger de dentes. Parabéns aos envolvidos.
Tanto lá como cá o poste está mijando no cachorro! A mensagem clara é: pode assaltar que o crime compensa.
É o rabo abanando o cachorro mas, em 90 ou 91 um diretor da BRADESCO SEGUROS nos contou sobre a preocupação das seguradoras nos EUA, que estavam preocupadas com essas inversões de valores, olhem o exemplo citado. Um cidadão de NYC viajou e em sua casa havia telhas de vidro e nesse meio tempo, um ladrão tentou entrar pelo telhado e ao pisar em algumas telhas acabou se arrebentando chão abaixo, resultado: o proprietário da casa foi condenado a indenizar a intruso e o seguro foi obrigado a pagar algo em torno de $200.000,00 dólares. Parece piada mas, não é. É melhor irem se acostumando 😂😂😂
É triste saber que Supremas Cortes estão mais preocupadas com o bem estar dos criminosos. Eu torço pra que o Sol faça sua parte jogando um plasma bem forte que destrua essa civilização doente.
O JUIZ QUE PROFERIU A SENTENÇA DEVERIA PAGAR A “INDENIZAÇÃO”, MULTA, SEJA LÁ O QUE FOR.
O que acontece no mundo????
Por essas é melhor matar logo o bandido.
Matar e sumir com o corpo ainda! Kkkkk
Absurdo total, temos que lutar pra que essa ‘moda’ não chegue em nossas terras. Pra ser sincero, fiquei um pouco aliviado que o caso não ocorreu no Brasil.
A forma como a notícia foi apresentada na manchete induz ao erro, por expor o valor em reais. Ficou parecendo que era no Brasil. Não façam isso, mina a credibilidade de vocês.
Até concordo que houve excesso na legítima defesa, mas indenizar um criminoso e absurdo.
E tem gente (gente não, mimizento canhoto) que vai dizer que a justiça portuguesa acertou, com certeza.
Para tudo, agora e só esperar o dia do juízo.
Que Deus tenha misericórdia de nós.
SOCORRO MEU DEUS O MUNDO CAPOTOU.A INJUSTIÇA AGORA É QUE VALE.
ME DESCULPEM SOU MUITO JUSTICEIRA: ESTE ASSALTANTE DEVERIA ESTAR
NOS BRAÇOS DO DIABO.. PENA QUE NÃO MORREU.
A inversão de valores não está ocorrendo só no Brasil. Acho que já mesmo a hora do meteoro (já passou da hora).
Esse mundo está virado de cabeça pra baixo. Ser honesto, trabalhador não vale nada!!!!
O mais absurdo é o ladrão ter sido condenado a 1 ano de prisão e depois ser a condenação suspensa! Ou seja, só houve punição para o cidadão de bem. O bandido se deu bem e ainda vai levar 30 mil euros. Esse mundo precisa acabar mesmo, não tem mais jeito!
Eis a origem de toda a desgraça que assola a nossa nação, visto que a maioria esmagadora dos que chegaram a essa terra à época das grandes navegações nos idos de 1500, eram portugueses.
Então fomos “salvos” da cultura pelos índios e pelos negros? kkkkkkkk
O errado virou o certo (ou mais ou menos certo!) e o certo não é mais tão seguro assim!! Só nos resta lembrar o diz a Palavra em João 16:33 e reforçar nossa fé, tendo bom ânimo!!!
Detalhe, “se recuperava de uma cirurgia e estava com a locomoção limitada”, uma pessoa fisicamente doente
É fácil entender o Brasil…
Devemos lembrar que esse lixo daqui é descendente do lixo de lá. Não é a toa que Portugal não é considerada Europa. Ele é o esgoto dos países mais abonados.
Não vai demorar para ocorrer aqui ,aliás já está ,mas no caso a “Justiça” liberta ( vide André do Rap e tantos outros) , como temos um “presidente” que diz que roubar é só pra tomar a sua cervejinha ,um ministro da casa civil que enquanto governador chamou traficantes de trabalhadores , e uma Talíria Petrone do PSol/RJ fazendo PL para descriminalizar o roubo ” roubo por necessidade” ( onde a defensoria pública declarou que é a favor ),ou seja se vc reagir qdo vierem te roubar e dar umas porradas no criminoso vc vai estar fora da lei ,portanto corre -se o risco de ser processado e nem adianta gritar ” legítima defesa” darão um jeito sob suas “interpretações” que não há justificativa …isso se não derrubarem essa lei , então o único jeito é juntar -se a eles e deixar de ser trabalhador para ser “trabalhador” 😁😁!
Escola de Frunkfurt a toda ! O que há de mais lodacento do comunismo ! Lumpemproletariado !
Se Jesus demorar demais p voltar Ele poderia mandar pelo menos um meteoro .
Que ABSURDO!!!!
É por isso que a direita portuguesa no parlamento vem lutando muito, pra tirar a esquerdalha que está se apoderando do estado português.
Cada vez mais o homem distorce o certo do errado, um ladrão que roubou, invadiu ou pior matou alguém, tem que ser punido pelas leis e não ser um privilegiado, como nessa reportagem.
Já tenho como correto defender-se de um agressor com TUDO que puder.
Portugal também está sendo contaminado pela ideologia dos esquerdopatas
É importante conhecer de fato as situações que configuram o excludente de ilicitude (Legítima Defesa). Recomendo a leitura do livro “Armas de fogo e a legítima defesa: a desconstrução dos 08 mitos” do Autor Sr. Allan Antunes Marinho Leandro – Editora Lumen Juris
ISBN-13: 9788584407668
Não é propaganda, esse livro mudou tudo o que eu achava saber sobre o tema, recomendo a todo cidadão de bem.
Amigo, apesar do excesso (pelo ponto de vista jurídico), indenizar o ladrão é absurdo.
É por isso que tinha que ter matado o assaltante. Assim, não ia ter indenização.
Amigos, esse “bendito” ativismo judicial é de proporção mundial. Devemos orar muito para que todos os males da criminalidade desenfreada que sofremos também se estendam às moradias e famílias dos juízes, promotores e assemelhados, ditos “ativistas judiciais. Dividir todo o bem e os males é questão de extrema justiça.
Provavelmente este ladrão, vai pensar duas vezes antes de assaltar alguém. O cara poderia também processar o estado por não dar segurança ao pagador de impostos!
Bençola anda sempre por lá né… esperar o que desses portugas.
Lá como cá. Deve ser por isso que os brasileiros vão em massa para Portugal.
Logo logo aqui no Brasil o assaltantes feridos em ação irão receber auxílio do INSS por “acidente de trabalho”…
Não duvido.
Vc acha difícil?
Kkkk rir pra não chorar. E após alta hospitalar deverá voltar a residência pra se vingar!?!? HUMMMMM
Não podemos jamais esquecer o direito à LEGÍTIMA DEFESA.
A direita, sobretudo, não pode. Somos, em princípio, contra tudo que não presta. Até aí, ok!
Não podemos, porém, ficar tapados como esquerdistas, que não entendem mais direito nem as palavras.
TRADUZINDO;
Não sei se é o caso aí, mas toda defesa precisa ser LEGÍTIMA, em proporcionalidade aos riscos momentâneos e posteriores. FORA DISSO, ENTRAMOS PRO CRIME.
Ok, mas indenizar um criminoso não dá pra aceitar.
Isso, use moderação na autodefesa e depois seja vítima de vingança do marginal. Quando retornar à sua casa, vai estar mais preparado e disposto a tudo. Aí poderá roubar, estuprar sua família e te matar, sem ser incomodado por essa “proporcionalidade”. A propósito, existe proporcionalidade em ameaçar a sua VIDA em troca de algum bem que VOCÊ trabalhou pra comprar, pelo desejo de “tomar uma cervejinha”? E uma pergunta: por que ninguém lembra dessa “proporcionalidade” quando o bandido tira VIDAS e não se pode aplicar a ele a mesma pena de morte que deu a suas vítimas?
Claro que a reação do dono da casa foi desproporcional, impediu que a pobre vítima da sociedade continuasse seu árduo trabalho e tentasse r0ubar outra casa, quiça e$tupr4r alguém.
Portugal foi um país desbravador com suas caravelas conquistando novos continentes e deixando como legado sua lingua, cultura e conhecimento.
Após séculos desfrutando dessa situação ( e já com seus problemas resolvidos ( como saneamento básico,segurança, saúde, etc ), resolveu brincar de ser de esquerda.
Resultado : perdeu completamente a relevancia e hoje tem que se conformar em estar no ostracismo, sendo um membro da comunidade Européia sem importancia nenhuma.
Issi quer dizer que em Portugal o poste também urina no cachorro?
O OCIDENTE JÁ RUIU FAZ TEMPO. RESULTOADO DE UM PROCESSO GRADATIVO DE APARELHAMENTO QUE CHEGOU EM TODAS AS ESFERAS… E, O TRISTE, ISSO É ESTÁ INSTALADO AQUI NO PAÍS DA JABUTICABA 🙁
Se ele tivesse cancelado o cpf seria -1. A pena seria a mesma. Bandido bom é bandido MORTO!
Supremo português já sofrendo influencia da assiduidade de um ministro brasileiro em seu pais.
o sapato esta legislando por lá ?
sapåo
Mais um país em que o crime compensa……
Agora faz sentido, a Bananalandia herdou em 100% o que é de Portugal!!!
Realmente foi desproporcional. Bastaria um tiro na cabeça e assunto resolvido.
É o resultado dessa educação a La Gramsci para divisão e destruição da cultura ocidental.
Moro a 6 anos em Portugal e realmente é assim mesmo.
Se é justo ou não, não sei. Mas tempos atrás conversando com uma formadora na área da segurança privada , perguntei se para prender um bandido aqui o policial antes tinha que pedir por pavor? Ela não gostou muito do questionamento, mas dane-se. Isso é uma vergonha! (Plagiado)
Quando li a notícia , pensei que fosse no Brasil. Enfim , parece que existe uma tendencia a proteger o criminoso. O sistema globalista gosta de investir no caos e inverter a lógica das coisas.
Isso é alguma piada de português? Se não, explica a origem de certos comportamentos da “justiça” bananense…
Olha, isso da piada de português, se também não acontecesse aqui… acho que talvez seja a hora de abolir a “Justiça “ e privatizar !
Eh, cumpanhêra… Tivemos um transmimento de pensação?