Uma equipe de cientistas usou inteligência artificial (IA) para analisar fósseis de dentes “misteriosos”, encontrados no sul do Reino Unido, que podem ter sido do dinossauro mais antigo do lugar. O estudo foi publicado na revista Papers in Paleontology, na quinta-feira 13.
De acordo com o site da BBC, os pesquisadores forneceram dados sobre milhares de dentes de diferentes espécies de dinossauros aos computadores e fizeram modelos 3D dos fósseis para descobrirem suas espécies.
A IA ajudou os cientistas a identificarem a qual dinossauro os dentes possivelmente pertenciam. A equipe acredita que os dentes, encontrados no sul do Reino Unido, eram dos dinossauros chamados Maniraptora, os primeiros parentes dos pássaros.
Fósseis analisados pela IA podem ser os mais antigos encontrados
Os fósseis dos possíveis dentes de Maniraptora podem ser os mais antigos de sua espécie já encontrados, além de indicarem que alguns dos dinossauros teriam existido quase 30 milhões de anos antes do que se pensava.
“Os dentes que analisamos incluem o que são atualmente os únicos fósseis de Troodontídeos e Terizinossauros já registrados no Reino Unido e são as evidências mais antigas desses dinossauros em qualquer lugar do mundo”, disse o líder da pesquisa, Simon Wills, estudante de doutorado do Museu.
Leia Mais
Os dentes analisados incluem os únicos fósseis de Troodontidae e Therizinosaurus do Reino Unido.