publicidade
Mundo

Investigação sobre invasão do Capitólio se concentra em suposto golpe de Trump

Ex-presidente teria tentado trocar o comando do Departamento de Justiça para invalidar vitória de Biden nas eleições

Trump
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump

A investigação sobre a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 caminha para implicar Donald Trump em suposta tentativa de golpe, informa o Wall Street Journal, em reportagem na quinta-feira 23.

Segundo a comissão parlamentar que trata da invasão ao prédio do Congresso, o ex-presidente aproveitou as tensões daquele dia para pressionar procuradores, na tentativa de invalidar a eleição de 2020, que teve vitória do democrata Joe Biden.

Receba nossas atualizações

Na ocasião, apoiadores de Trump invadiram o prédio que serve ao Congresso norte-americano, em protesto contra o resultado das eleições presidenciais, contestando a legalidade da vitória do democrata e reclamando de irregularidades.

Nesta semana, funcionários do Departamento de Justiça durante a gestão Trump testemunharam no caso, admitindo que o governo tentou pressioná-los em um esforço para derrubar a eleição presidencial.

Segundo a investigação, liderada por parlamentares democratas, a intenção de Trump era substituir Jeffrey Rosen por Jeffrey Clark na Procuradoria-Geral do país.

A casa de Clark no Estado da Virgínia foi revistada por investigadores federais na quarta-feira, de acordo com fontes da investigação ouvidas pelo Wall Street Journal. A batida é a indicação mais clara de que os promotores foram além da violência no Capitólio e estão examinando as ações de altos funcionários do governo.

Clark dirigiu a divisão ambiental do Departamento de Justiça durante o governo Trump e foi o único executivo do órgão a apoiar os esforços do ex-presidente, de acordo com depoimentos de colegas.

Por sua vez, Rosen e dois de seus assistentes descreveram seus esforços para resistir às propostas de Trump. No fim de dezembro de 2020, o ex-presidente teria dito a eles que planejava instalar Clark no topo do Departamento de Justiça.

Trump ainda teria dito que Clark o ajudaria em seus planos de se manter na Presidência, enquanto Rosen e outros funcionários não o apoiariam.

Em um ponto no início de janeiro de 2021, dias antes da posse de Biden, a Casa Branca descreveu Clark como o procurador-geral interino em seu registro de chamadas oficial, divulgou o comitê de investigação.

“O presidente Trump tentou apagar sua derrota nas urnas lançando de paraquedas um homem não qualificado para o cargo mais alto da Justiça”, disse o deputado Adam Kinzinger, membro do comitê que liderou o interrogatório na semana.

Principal nome do Partido Republicano na atualidade, Donald Trump pode ser removido da corrida presidencial de 2024, caso acabe envolvido na invasão do Capitólio. Assim, a disputa eleitoral parece ter sido antecipada.

Relacionadas

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Marcelo de Carvalho Hespanhol
    Marcelo de Carvalho Hespanhol

    A Oeste dando ouvido aos Democratás

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.