O Nour-1 foi lançado e será controlado pela Guarda Islâmica Revolucionária, uma força paramilitar considerada a linha dura do regime

A Guarda Islâmica Revolucionária do Irã (IRGC) anunciou hoje, dia 22, que o país lançou em órbita com sucesso o primeiro satélite militar . O Nour-1 está em um órbita a 425 quilômetros da Terra, conforme as autoridades iranianas.
O Irã possui um programa espacial avançado, mas que acumula fracassos nos lançamentos. Por isso, em geral conta, para o lançamento de seus satélites, com foguetes russos ou chineses. O primeiro satélite iraniano foi lançado em 2009, por meio de um foguete próprio.
De acordo com o jornal Jerusalem Post, o fato de o satélite ter sido lançado pela IRGC mostra como essa força paramilitar está se tornando um Estado dentro do Estado. A Guarda Revolucionária já controla grande parte da economia, relações exteriores, serviços de inteligência e militares e agora, também, o programa espacial. A organização é considerada um grupo terrorista pelos Estados Unidos e Israel.
O comandante da IRGC, Hossein Salami, afirmou para a agência de notícias iraniana Fars: “Expandimos nossa inteligência estratégica. Hoje, podemos ver o mundo do espaço, e isso quer dizer expandir as forças da Guarda Islâmica Revolucionária do Irã”.