publicidade
Mundo

Irã está em colapso financeiro, afirma Trump

Presidente dos EUA acusa Teerã de violar cessar-fogo e ameaça não prorrogar trégua

Donald Trump ao chegar ao Aeroporto Internacional de Miami, na Flórida - 11/4/2026 | Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Donald Trump ao chegar ao Aeroporto Internacional de Miami, na Flórida - 11/4/2026 | Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Irã enfrenta um “colapso financeiro” e acusou Teerã de querer reabrir o Estreito de Ormuz por necessidade de recursos. Em publicação na rede social Truth Social nesta quarta-feira, 22, ele afirmou que militares e policiais iranianos reclamam de falta de pagamento.

“O Irã está entrando em colapso financeiro”, escreveu. “Eles querem que o Estreito de Ormuz seja aberto imediatamente — estão desesperados por dinheiro! Perdendo US$ 500 milhões por dia. Militares e policiais reclamando que não estão sendo pagos.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

As declarações ocorrem em meio à trégua temporária entre EUA e Irã, em vigor desde 8 de abril, e que, segundo o próprio Trump, deve expirar na noite desta quarta-feira, no horário de Washington.

Em entrevista ao canal norte-americano Bloomberg, o presidente afirmou ser “altamente improvável” prorrogar o cessar-fogo caso não haja acordo com Teerã. “Não vou ser pressionado a fechar um mau acordo”, disse. Em outra publicação, ele acusou o Irã de violar o acordo “numerosas vezes”.

Delegação dos EUA volta ao Paquistão para negociar com o Irã

Paralelamente, Washington prepara uma nova rodada de negociações indiretas com o governo iraniano em Islamabad, no Paquistão. A delegação norte-americana será liderada pelo vice-presidente J.D. Vance, com participação do enviado especial Steve Witkoff e de Jared Kushner. A última reunião, realizada no último dia 11, terminou sem acordo.

A tensão também se intensificou no campo militar. No último domingo, 19, a Marinha dos EUA interceptou o navio petroleiro M/V Touska, de bandeira iraniana, no Mar Arábico. Segundo o Comando Central norte-americano, a embarcação teve os motores desativados mediante disparos e foi apreendida por fuzileiros navais ao tentar violar o bloqueio naval imposto aos portos iranianos.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.