Iraque: tempestade de areia deixa um morto e 5 mil com doenças respiratórias

Esta é a sétima vez que o fenômeno é registrado no Iraque em um mês
-Publicidade-
Idosos e pessoas diagnosticadas com doenças respiratórias deram entrada em hospitais após a tempestade se alastrar
Idosos e pessoas diagnosticadas com doenças respiratórias deram entrada em hospitais após a tempestade se alastrar | Foto: Reprodução/Pixabay

Uma tempestade de areia deixou uma pessoa morta na quinta-feira 5 em Bagdá, capital do Iraque. De acordo com o Ministério da Saúde do país, cerca de 5 mil cidadãos foram atendidos em hospitais depois de complicações respiratórias.

Esta é a sétima tempestade de areia que o Iraque enfrentou em um mês. Além de Bagdá, a cidade de Najaf, a cerca de 160 quilômetros ao sul da capital, também sofreu com as nuvens de poeira alaranjadas que estamparam o céu da região. Cerca de cem pessoas alegaram problemas respiratórios.

Segundo Seif al-Bad, o porta-voz do Ministério da Saúde, os grupos mais atingidos pela tempestade foram as pessoas que sofrem de “doenças respiratórias crônicas, como asma”, e os idosos diagnosticados com doenças cardíacas.

-Publicidade-

Aproximadamente 700 pessoas deram entrada em hospitais da província de Al-Anbar, a 273 quilômetros de Bagdá, segundo a agência de notícias INA. A maioria dos pacientes que deram entrada nas unidades hospitalares recebeu alta no mesmo dia. Outras 15 cidades também registraram o fenômeno.

Efeitos da tempestade

Além de causar vítimas, a tempestade de areia suspendeu voos programados para partir durante a noite e na manhã de sexta-feira do Aeroporto de Bagdá.

Até agora, as autoridades do Iraque não justificaram o aumento do número de eventos da mesma natureza. Para Azzam Alwash, presidente da organização sem fins lucrativos Nature Iraq, “as mudanças climáticas por si só não dão a imagem completa” sobre o fenômeno.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.