publicidade
Mundo

Israel alega direito de se defender de terroristas

País foi acusado pela África do Sul de 'genocídio' contra palestinos em Gaza no Tribunal de Haia

Tribunal de Haia
O ministro de Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir | Foto: Reprodução/YouTube

O conselheiro jurídico do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Tal Becker, disse nesta sexta-feira, 12, que seu país tem o direito de defender seu povo e acusou o grupo terrorista Hamas de praticar genocídio.

As declarações foram dadas durante o segundo dia de audiência pública na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos.

Receba nossas atualizações

O tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU) analisa a acusação feita pela África do Sul de que Israel teria participado de “atos de genocídio contra o povo palestino em Gaza”. O país enviou uma equipe jurídica para fazer sua defesa no caso.

Israel argumenta que acusação é fora da realidade

De acordo com Becker, os argumentos apresentados pelos sul-africanos são baseados em uma descrição “descontextualizada e manipuladora da realidade das atuais hostilidades”. Ele também afirmou que Israel luta uma guerra não iniciada nem desejada pelo país.

“Nessas circunstâncias, dificilmente pode haver uma acusação mais falsa e mais malévola do que a alegação de genocídio contra Israel”, declarou.

Advogados sul-africanos solicitaram ao tribunal, na quinta-feira 11, que ordene a suspensão imediata das operações militares israelenses na Faixa de Gaza.

Tribunal de Haia
Conselheiro jurídico do Ministério das Relações Exteriores de Israel Tal Becker (esq) ao lado do advogado britânico Malcolm Shaw, que defende o país, em sessão no Tribunal de Haia | Foto: Reprodução/YouTube

Veja: ‘Nem todo conflito é genocídio’, diz advogado de Israel em Haia

A decisão sobre esse pedido deve levar semanas e o caso provavelmente durará anos.

Terrorismo do Hamas

Na audiência desta sexta-feira, 12, a defesa de Israel se concentrou na brutalidade dos ataques de 7 de outubro, apresentando vídeos e áudio arrepiantes a uma audiência silenciosa.

“Eles torturaram crianças na frente dos pais e os pais na frente das crianças, queimaram pessoas vivas e estupraram dezenas de mulheres”, declarou Becker.

+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste

O representante israelense também ressaltou que o pedido da África do Sul para a suspensão imediata dos combates em Gaza corresponde a uma tentativa de impedir que Israel se defenda contra o ataque terrorista do Hamas.

+ Leia mais: Genocídio? Israel define acusações da África do Sul como ‘infundadas’

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade