publicidade
Mundo

Japão: ex-premiê é morto a tiros durante discurso

Shinzo Abe, de 67 anos, estava na cidade de Nara, no oeste do país

japão

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu, nesta sexta-feira, 8, depois de ser baleado durante um discurso na cidade de Nara, no oeste do Japão.

A informação foi confirmada pela equipe médica do Hospital da Universidade de Medicina de Nara, onde o ex-premiê estava internado. Em entrevista coletiva, o chefe da equipe informou que ele foi declarado morto às 17h03, hora local (5h03 horário de Brasília).

Receba nossas atualizações

No domingo 10, o Japão terá eleições legislativas. O ex-premiê estava na cidade em campanha para os seus correligionários. O discurso era transmitido pela emissora pública do país NHK. Veja abaixo:

https://twitter.com/NationwideRadio/status/1545351962295771137

Segundo o hospital, o ex-premiê tinha dois ferimentos “profundos”, um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais. “Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo”, informou o hospital, em nota.

O atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, condenou o tiroteio em Nara e classificou o ataque como inaceitável aos fundamentos da democracia do país.

Ex-premiê é socorrido, logo depois de ser atingido pelos disparos | Divulgação/Redes Sociais

Suspeito preso

Um homem de 41 anos, suspeito do ataque, foi preso no local, segundo a rede NHK. Uma espingarda de fabricação artesanal foi apreendida. A polícia encontrou ainda materiais que se assemelham a explosivos na casa dele.

A mídia japonesa disse que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, morador de Nara. Reportagens da imprensa local revelam que ele seria um ex-integrante da Força de Autodefesa Marítima do Japão. Logo depois do ataque, o atirador foi detido pelos seguranças que acompanhavam o ex-premiê. Veja:

https://twitter.com/zav_news/status/1545413598566137857

Um repórter da NHK que estava no local disse que eles ouviram dois estrondos seguidos durante o discurso de Abe. Um vídeo nas redes sociais mostra o momento dos tiros.

Quem foi Shinzo Abe

Shinzo Abe, 67 anos, foi o primeiro-ministro que mais tempo ocupou o cargo no Japão. O membro do Partido Liberal Democrático (LDP) teve dois governos: entre 2006 e 2007 e entre 2012 e 2020. Conservador, ele deixou o cargo em agosto daquele ano, por motivos de saúde.

Em 2006, Abe se tornou o mais novo primeiro-ministro a assumir o cargo no Japão desde a Segunda Guerra Mundial.

Relacionadas

Leia mais sobre:

16 comentários
  1. Soniascf
    Soniascf

    Parece que andamos vivendo uma estória ficcional, dentre muitas do passado, tipo Os Quatro Grandes, ou outros clássicos policiais do passado.

  2. Marcelo de Souza
    Marcelo de Souza

    A violência está em todo canto. Aqui no Brasil o presidente terá que tomar muito cuidado para não sofrer outro atentado.

    1. Leila Pereira
      Leila Pereira

      Desta vez Bolso estará coberto de orações, aliás, já está desde o início do governo. As igrejas evangélicas em todo país estão UNIDAS EM ORAÇÃO, pelas eleições e DERROTA DO MOLUSCO.

  3. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Vocês não falaram que foi ABE que mudou a constituição pacifista japonesa para o Japão poder enfrentar a CHINA…
    SE VASCULHAREM BEM…verão o dedo da China/Russia nisso.
    A terceira Guerra começou….só falta declarar.

    1. Hermes
      Hermes

      A mais perigosa é a China,pois um país opressor e comunista.

  4. Renato Zezzi Garcia
    Renato Zezzi Garcia

    Meus sentimentos. No Japão, armas são proibidas. Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas

  5. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Não se exiba Bolsonaro. Nunca se sabe o que a Conspiração Vermelha é capaz de fazer.

    1. Mario Mikyo Yorinori
      Mario Mikyo Yorinori

      Meus sentimentos à família do Ministro Shinzo Abe e a todo povo japonês pelo ocorrido.
      Oro para o pronto restabelecimento da vida pacífica no país.
      Tenho profundo respeito e sentimento de gratidão a este país e ao seu povo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.