Marcada para 12h20, no Congresso Nacional, a posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, terá a presença de várias autoridades, neste domingo, 10, e poderá ser acompanhada neste link.
Inicialmente, Milei fará juramento no Parlamento e, na sequência, irá à Casa Rosada, onde receberá o bastão e a faixa presidenciais do peronista Alberto Fernández.
Leia também: “Bolsonaro se reúne com Javier Milei em Buenos Aires“
No Twitter/X, Milei publicou uma imagem na qual convocou os argentinos a comparecerem ao ato.
Líderes participantes da posse de Milei
Milei estará acompanhado da vice-presidente eleita, Victoria Villarruel.
De acordo com o artigo 93 da Constituição Nacional, o presidente e seu vice devem prestar um juramento perante o Congresso, em uma sessão comandada por Cristina Kirchner.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Encerrada a cerimônia no Congresso, Milei viajará para a Casa Rosada em um conversível pela Avenida de Mayo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) vai participar da cerimônia, bem como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Entre os chefes de Estado de países da América do Sul, estão o presidente do Chile, Gabriel Boric; presidente do Uruguai, Lacalle Pou; e o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Saiba mais: “Javier Milei é o presidente mais bem votado da história da Argentina”
Outros líderes mundiais que vão à posse: o rei da Espanha, Filipe VI de Espanha; o chanceler de Israel, Benjamin Netanyahu; o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.
O presidente Lula decidiu não comparecer ao evento. Em seu lugar, o petista enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que chegou ontem a Buenos Aires.
Leia também: “Um país que respira”, reportagem de Silvio Navarro na Edição 192 da Revista Oeste