Justiça autoriza Congresso a obter documentos de Trump

Comissão investiga a invasão do Capitólio, ocorrida no dia 6 de janeiro
-Publicidade-
Comissão quer descobrir responsabilidades e apontar culpados pelos eventos ligados à invasão do Capitólio
Comissão quer descobrir responsabilidades e apontar culpados pelos eventos ligados à invasão do Capitólio | Foto: Leah Millis/Reuters

A Justiça dos Estados Unidos autorizou que uma comissão de investigação do Congresso tenha acesso a documentos da Casa Branca sobre os últimos dias do governo de Donald Trump. A decisão foi comunicada nesta terça-feira 9.

O pedido foi feito pela comissão da Câmara dos Deputados que investiga a invasão do Capitólio, ocorrida no dia 6 de janeiro.

“O tribunal considera que o interesse público está em permitir, e não proibir, a vontade de estudar os acontecimentos que ocorreram”, escreveu a juíza federal Tanya Chutkan em sua decisão.

-Publicidade-

No mês passado, advogados do ex-presidente Donald Trump entraram com processo judicial para impedir o acesso às informações, alegando que os pedidos são ilegais, infundados e vão além do escopo da investigação.

A lista inclui centenas de documentos com a lista de pessoas que visitaram o ex-presidente na Casa Branca ou telefonaram para Trump no dia do ataque ao Capitólio.

Segundo o jornal The Washington Post, os advogados de Trump demonstraram interesse em recorrer da decisão. O republicano invocou o direito do Poder Executivo de manter certas informações em sigilo.

O ponto central da investigação é descobrir responsabilidades e apontar culpados pelos eventos ligados à invasão do Capitólio no dia em que os resultados da eleição presidencial de 2020 seriam oficializados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.