O senador Sherrod Brown emerge como o principal nome do Partido Democrata para competir com Kamala Harris pela indicação à Presidência dos Estados Unidos. A decisão deve ocorrer em uma nova convenção do partido, depois da desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição no domingo 21.
Depois de Biden anunciar sua saída da disputa presidencial contra Donald Trump, declarou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris. Ela recebeu suporte de figuras importantes dentro do Partido Democrata, como do ex-presidente Bill Clinton e de Hillary Clinton.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Bill e Hillary Clinton disseram que “farão o que puderem para apoiá-la” e que “agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso.”
Entre domingo e esta segunda-feira, 22, a lista de apoiadores de Kamala Harris se expandiu, incluindo nomes como os governadores Gavin Newsom, da Califórnia, e Josh Shapiro, da Pensilvânia.
+ Kamala Harris diz que quer ser a candidata dos democratas e promete unir o partido
Inicialmente neutros, ambos declararam apoio à vice-presidente. Newsom e Shapiro também eram nomes que poderiam ser cotados dentro do partido para substituírem Joe Biden.
“Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA”, disse Shapiro. Já Newsom afirmou que “com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala.”
Eis outros políticos do Democrata que declararam apoio a Harris:
- Senadora Patty Murray
- Senador Mark Warner
- Senador Chris Murphy
- Senadora Mazie Hirono
- Senadora Tina Smith
- Senador Tim Kaine
- Senadora Laphonza Butler
- Deputado Jim Clyburn
- Governador da Carolina do Norte, Roy Cooper
- Governador de Michigan, Gretchen Whitmer.
Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e importante doador democrata, também declarou apoio a Kamala Harris. Disse que a vice-presidente é “a personificação do sonho norte-americano” e que “mal pode esperar para ajudar” para elegê-la.
Políticos seguem neutros em relação a Kamala Harris
Apesar do crescente apoio, figuras como Barack Obama e Nancy Pelosi mantiveram-se neutras, defendendo um processo de seleção aberto e transparente dentro do Partido Democrata. O ex-presidente apoiou a decisão de Biden em carta, mas não citou o nome de Kamala Harris.
“Navegaremos por águas desconhecidas nos próximos dias”, disse Obama. “Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual um nomeado excepcional emerja.”
O senador dos EUA Peter Welch, o primeiro democrata do Senado a solicitar que Biden desista de sua candidatura à reeleição, também defendeu um processo aberto para a escolha de um novo candidato do partido.
O deputado Dean Phillips, de Minnesota, que foi candidato brevemente nas primárias democratas, também defendeu um processo transparente. Em reação à renúncia de Biden, políticos como Gretchen Whitmer, J.B. Pritzker e o próprio Sherrod Brown não mencionaram apoio explícito a Kamala, focando-se em impedir a eleição de Donald Trump.
Perfil de Sherrod Brown
Sherrod Brown, senador de Ohio, destaca-se pela defesa de direitos trabalhistas e pela posição favorável à fertilização in vitro e ao direito ao aborto. Aos 71 anos, seria o mais velho entre os candidatos democratas, mas ainda sete anos mais jovem que Donald Trump.
Os Democratas demonstram , que sao Politicos Profissionais , Aqui no Brasil esse apoio chamamos
“ Boi de Piranha “ .