-Publicidade-

‘Linguagem neutra’ chega à Camara dos EUA

Democrata Nancy Pelosi propõe modificar o idioma; medida vale para a Casa
Agenda socialista dos democratas pode ser barrada, caso os republicanos mantenham o controle do Senado
Agenda socialista dos democratas pode ser barrada, caso os republicanos mantenham o controle do Senado | Foto: Gage Skidmore/Flickr

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, lidera uma iniciativa para substituir “termos sexistas” que se referem a familiares de um parlamentar e demais funcionários. De modo a concretizar isso, a democrata quer impor na Casa a chamada “linguagem neutra” sob a justificativa de “honrar todas as identidades de gênero”. O projeto faz parte do Pacote de Regras para o 117.º Congresso. Caso a medida seja aprovada, termos como seamen (marinheiro), passaria a ser seafarers (algo como marítimos); chairman (presidente) seria chair (cadeira) e submit his or her resignation (submeter a ele ou a ela sua renúncia) mudaria para resigns (renuncia).

Mas as mudanças não param por aí. Referências como “father (pai), mother (mãe), fathers (pais), sons (filhos), daughters (filhas), brothers (irmãos), sisters (irmãs), husbands (maridos), wives (esposas) e in-laws (sogros)” correm o risco de alterações. Ficaria mais ou menos assim: parent (pai e/ou mãe), child (filho e/ou filha), sibling (irmão e/ou irmã), spouse (marido e/ou esposa) ou parent-in-lawn (sogro e/ou sogra). As regras gramaticais de Pelosi já foram aprovadas. Conforme noticiou Oeste, os parlamentares eleitos tomaram posse, no domingo 3. No entanto, a disputa pelo Senado ainda está em aberto. Caso dois parlamentares republicanos vençam, a agenda socialista do democrata Joe Biden sofrerá reveses.

Leia também: “Ativista explica a ‘linguagem neutra’: em vez de ‘ela’ e ‘ele’, ‘ile’”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês