Uma pesquisa do Centro Palestino para Pesquisas Políticas e de Estudos (PSR, sigla em inglês) revelou que a maioria dos palestinos acredita que o grupo terrorista Hamas acertou em atacar Israel em 7 de outubro. O levantamento foi realizado em parceria com a fundação alemã Konrad Adenauer e divulgado nesta quarta-feira, 13.
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
Foram entrevistados 1.231 palestinos de forma presencial, de 22 de novembro a 2 de dezembro de 2023. Do total, 750 são da Cisjordânia, com pessoas que estavam em abrigos de organizações internacionais, e 481 da Faixa de Gaza, durante o cessar-fogo humanitário.
A primeira pergunta quer saber o que o entrevistado pensa sobre a decisão do Hamas de atacar Israel em 7 de outubro. Cerca de 72% disseram que a decisão foi acertada — na Cisjordânia, foi 82%, e, na Faixa de Gaza, 57%. Ao todo, 28% acreditam que o ataque foi um erro.
Leia também: “Ministro de Israel diz que a guerra levará mais alguns meses”
O centro de pesquisa informou que o apoio ao grupo terrorista mais que triplicou na Cisjordânia, em comparação há três meses. Na Faixa de Gaza o apoio também aumentou, mas “não significativamente”.
O apoio sobre a atuação do Hamas na guerra chega a 72% dos entrevistados, 85% na Cisjordânia e 52% na Faixa de Gaza. Comparado com a última pesquisa, há 3 meses, o apoio aumentou 10%.
Objetivo de Israel na guerra
Os pesquisadores também questionaram qual os objetivos de Israel na guerra. A maioria, cerca de 53%, disse que é destruir a Faixa de Gaza e matar ou expulsar sua população. Já 42% acreditam que o objetivo é vingança contra o Hamas e destruir o grupo terrorista junto à resistência palestina.
Para 52% dos entrevistados, Israel é o culpado pelo sofrimento atual dos habitantes da Faixa de Gaza. Cerca de 26% culpam os Estados Unidos e 11% culpam o Hamas. Outros 9% consideram a Autoridade Palestina, responsável pela administração da Cisjordânia, como culpada.
Leia mais: “70 terroristas se renderam a Israel em hospital de Gaza”
Cerca de 95% dos entrevistados acreditam que Israel cometeu crimes de guerra, enquanto apenas 10% acreditam que o Hamas tenha praticado as irregularidades.
O PSR também perguntou quem os entrevistados acreditavam que iriam controlar a Faixa de Gaza depois da Guerra. A maioria, 64% acreditam que será o Hamas, enquanto 18% acham que será o governo da Autoridade Palestina e 4% Israel. Cerca de 3% pensam que um ou mais países árabes terão o controle, 2% acreditam que será o presidente da Cisjordânia, Mahmoud Abbas, e 1% a Organização das Nações Unidas (ONU).
É que Israel continue a destruição desses terroristas…
E aí fica todo mundo com dó dos palestinos.
É tudo terrorista.