Revista Oeste - Eleições 2022

ONU: mais de 600 mil pessoas fogem da Ucrânia

A estimativa é a de que 4 milhões de ucranianos devem deixar o país em busca de refúgio
-Publicidade-
A espera para entrar na Polônia chega a 60 horas
A espera para entrar na Polônia chega a 60 horas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Desde 24 de fevereiro, mais de 660 mil pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos em virtude de ataques da Rússia. Os dados constam no mais recente levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta terça-feira, 1º.

Shabia Mantoo, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), disse que há relatos de pessoas esperando até 60 horas para entrar na Polônia, enquanto as filas na fronteira romena chegam a 20 quilômetros.

A estimativa da ONU é a de que quatro milhões de ucranianos devem fugir do país em busca de refúgio. Os ucranianos não precisam de visto para entrar na União Europeia (UE) ou na Suíça. Apenas os países da UE já receberam pelo menos 300 mil refugiados ucranianos.

-Publicidade-

Brasil vai oferecer visto humanitário para refugiados ucranianos

O governo federal vai oferecer visto humanitário para refugiados ucranianos que quiserem vir para o Brasil.

“Nós vamos abrir essa possibilidade”, disse o presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, na segunda-feira, 28. “Trata-se da maneira mais fácil.”

Segundo Bolsonaro, uma portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União para oficializar a medida.

O presidente mencionou ainda algumas dificuldades para trazer os refugiados para cá, como o interesse das pessoas em vir, além dos meios de transporte. A primeira etapa é acionar as embaixadas no Brasil.

“Faremos todo o possível para receber o povo ucraniano que queira vir”, disse Bolsonaro, sobre o visto humanitário para ucranianos. “O Brasil está fazendo a sua parte”, afirmou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. e VAI aumentar muito!
    A Russia nos próximos dias vai ATACAR E BOMBARDEAR com muito mais forças…AGUARDEM!
    Essa estratégia do Ocidente de expulsar daqui…bater dali….só vai piorar. Ninguém fica calado por muito tempo com outros países fornecendo armamentos via suas fronteiras…..VAI ACABAR MAL ISSO.
    o Arquétipo russo é a base de suas psique….se não entenderem isso.. corremos o sério risco da detonação de um artefato nuclear de baixa intensidade.
    Os psicologos norte americanos sabem disso…e são muito bons nessa matéria.
    ESCUNTEM-NOS URGENTE!

  2. Vejam como a mentira corre solta num conflito desses: A imprensa diz que as tropas russas estão sendo contidas pelos ucranianos, possivelmente armados com novos equipamentos da União Européia e estão experimentando até um certo revés ou um possível recuo. No entanto, noticiam que o número de refugiados ucranianos está só aumentando, prevendo até 4 milhões! Ora, se os refugiados estão aumentando é porque os russos estão avançando ou existe uma expectativa muito forte para que isso aconteça, pois ninguém em sã consciencia vai abandonar suas casas para cair na estrada, isso não existe.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.