Mais de 70% das mortes no mundo são por doenças crônicas evitáveis

É o que mostra a Organização Mundial da Saúde
-Publicidade-
Setenta e quatro por cento das mortes no mundo são por doenças crônicas evitáveis
Setenta e quatro por cento das mortes no mundo são por doenças crônicas evitáveis | Foto: Reprodução

A cada dois segundos, uma pessoa de 70 anos de idade morre em decorrência de doenças crônicas evitáveis — cardiovasculares, pulmonares, cânceres e diabetes. Essas enfermidades respondem por 74% dos óbitos em todo o mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na quarta-feira 21.

De acordo com a OMS, essas doenças matam 41 milhões de pessoas a cada ano, incluindo 17 milhões abaixo dos 70 anos. Destas, 86% vivem em países de baixa e média renda.

-Publicidade-

“Doenças não transmissíveis são as maiores causas de morte silenciosa do mundo, mas, muitas vezes, podem ser prevenidas com investimento em intervenções comprovadas e econômicas”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e embaixador global de Doenças e Lesões não Transmissíveis da OMS, em evento realizado na quarta-feira.

“Esse relatório é um lembrete da verdadeira escala da ameaça representada pelas doenças não transmissíveis e seus fatores de risco”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Existem intervenções de doenças não transmissíveis com boa relação custo-benefício e aplicáveis globalmente. Intervenções que todos os países, independentemente de seu nível de renda, podem e devem usar e se beneficiar, para salvar vidas e economizar dinheiro.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.