publicidade
Mundo

Hábito de tomar chá pode reduzir risco de morte, mostra estudo

A pesquisa, publicada na revista científica Annals of Internal Medicine, analisou cerca de 500 mil homens e mulheres

Chá risco de morte
Foto: Reprodução/Flickr

Tomar pelo menos duas xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de morte, conclui estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, do Colégio Norte-Americano de Médicos.

A pesquisa analisou cerca de 500 mil homens e mulheres entre 40 e 69 anos. De 2006 a 2010, os voluntários participaram do UK Biobank — o banco de dados biomédicos do Reino Unido que abriga informações genéticas e de saúde. Segundo o relatório, muitas pessoas ingeriam a bebida frequentemente. Alguns chegavam a consumir até dez xícaras por dia.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Depois do trabalho original, o Biobank fez um acompanhamento dos voluntários por aproximadamente dez anos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pessoas que bebiam duas ou mais xícaras de chá diariamente eram menos propensas a morrer por causa de doenças vasculares e doenças isquêmicas do coração.

Maki Inoue-Choi, a principal autora do estudo, diz que algumas razões explicam os benefícios do chá preto. “Há diversos mecanismos possíveis”, afirmou. “O chá é rico em compostos bioativos, que têm o potencial de diminuir o estresse oxidativo e a inflamação. Isso pode proteger contra algumas doenças, como câncer e enfermidades cardíacas.”

Leia mais: “Uma dose de álcool altera permanentemente o cérebro”

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.