Tomar pelo menos duas xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de morte, conclui estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, do Colégio Norte-Americano de Médicos.
A pesquisa analisou cerca de 500 mil homens e mulheres entre 40 e 69 anos. De 2006 a 2010, os voluntários participaram do UK Biobank — o banco de dados biomédicos do Reino Unido que abriga informações genéticas e de saúde. Segundo o relatório, muitas pessoas ingeriam a bebida frequentemente. Alguns chegavam a consumir até dez xícaras por dia.
Relacionadas
Depois do trabalho original, o Biobank fez um acompanhamento dos voluntários por aproximadamente dez anos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pessoas que bebiam duas ou mais xícaras de chá diariamente eram menos propensas a morrer por causa de doenças vasculares e doenças isquêmicas do coração.
Maki Inoue-Choi, a principal autora do estudo, diz que algumas razões explicam os benefícios do chá preto. “Há diversos mecanismos possíveis”, afirmou. “O chá é rico em compostos bioativos, que têm o potencial de diminuir o estresse oxidativo e a inflamação. Isso pode proteger contra algumas doenças, como câncer e enfermidades cardíacas.”
Leia mais: “Uma dose de álcool altera permanentemente o cérebro”
Risco de vida.