publicidade
Mundo

Médicos do Irã transformam cozinhas em consultórios

Objetivo é tratar clandestinamente manifestantes vítimas da repressão do regime dos aiatolás

Irã
Um dos protestos em Teerã | Foto: Divulgação/Iran Human Rights

Médicos iranianos estão tratando às escondidas as vítimas da repressão às manifestações contra o regime dos aiatolás. Vítimas são tratadas de ferimentos a bala e fraturas em cozinhas transformadas em consultórios improvisórios.

Segundo o jornal britânico The Times, a violência do regime é tão grande que ambulâncias apanham os feridos nas manifestações e os levam diretamente a postos policiais. Médicos que cuidam dos manifestantes são presos se forem apanhados cuidando dos manifestantes.

Receba nossas atualizações

Um dos médicos (que não declarou seu nome) declarou ao Times: “eu retirei nove balas de um garoto de 18 anos”.  Muitos terminam seus plantões no hospital e vão cuidar dos feridos em casa durante a noite. Os policiais atiram indiscriminadamente, muitas vezes a curta distância, causando ferimentos profundos.

Segundo o grupo Ativistas dos Direitos Humanos do Irã (com sede nos EUA) a situação parece com uma “temporada de caça”. “O número de mortos cresce a cada dia”, declarou uma das porta-vozes do grupo, Skylar Thompson. 222 manifestantes foram mortos e 5.710 presos, segundo Thompson.

Os protestos entraram na quinta semana e se transformaram em manifestações de rua contra a ditadura islâmica estabelecida em 1979. Apesar da brutal repressão, as manifestações continuam desafiando o regime, como esta registrada ontem na cidade de Zahedan

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    …consultórios “improvisórios”.
    Curioso, eu, quando aprendí o significado das palavras, sempre achei que se escrevesse “consultórios improvisados”. Essa palavra, além de não existir, não tem sentido algum. Enfim, a criatividade para se inventar neologismos, não tem limites hoje em dia.

    1. Renato Perim
      Renato Perim

      Velloso, é óbvio que trata se de erro de digitação.

  2. José Carlos Falcão De Andrade
    José Carlos Falcão De Andrade

    É inacreditável ver como religiosos – meros mortais – conseguem deturpar os ensinamentos de Deus, seja este chamado de Deus, Allah ou qualquer outro nome e que em nome de Deus (Allah, neste caso) cometam as mais deprimentes atrocidades.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade