Médicos chineses encontraram piolhos nos cílios de uma criança de 3 anos de idade. Imagens que circulam nas redes sociais mostram como os animais infestaram a região dos olhos do menino.
A criança foi levada ao Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Zhengzhou com a justificativa de que estava com coceira nos olhos.
Ela frequentemente brincava na areia e tinha o costume de esfregar os olhos com as mãos (sujas). Ao examinarem o garoto, no entanto, os médicos notaram que a causa da coceira era outra.
A equipe do hospital removeu os piolhos dos olhos do menino rapidamente. Em virtude de raridade do caso, os especialistas publicaram a façanha na revista especializada American Journal of Ophthalmology Case Reports.
Como os médicos examinaram o menino que estava com piolho nos cílios?
A família disse aos médicos que o garoto tinha coceira nos cílios do olho direito. Afirmaram também que o olho direito do garoto produzia um líquido “anormal” e “visível” havia mais de uma semana.
Os médicos observaram que a pálpebra superior do garoto estava vermelha e inchada. Ele não tinha histórico de alergia. Ninguém da família sofrera com uma situação similar.
Depois, os médicos revelaram que a visão do menino não foi prejudicada pela coceira. Exames subsequentes mostraram que parasitas translúcidos rastejavam lentamente pelos cílios do paciente.
Em texto publicado na American Journal of Ophthalmology Case Reports, os médicos relataram que a criança teve uma “infecção por piolhos nos cílios”.
Os profissionais disseram que, primeiro, “apararam cuidadosamente” os cílios do menino. A intenção: ajudar a remover as lêndeas com eficácia. As pálpebras foram desinfetadas com uma solução de iodo.
De acordo com os médicos, os sintomas “desapareceram completamente” depois da remoção das lêndeas.
Para ajudar no tratamento, o hospital recomendou que o garoto usasse uma pomada de eritromicina de baixa concentração. Esse produto para combater infecções nos olhos.