Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram, pela primeira vez, dois novos minerais “alienígenas” em um meteorito de 15 toneladas. Batizado de El Ali, o meteorito descoberto há dois anos na Somália é o nono maior já coletado por cientistas.
Os minerais, no entanto, foram identificados uma amostra de apenas 70 gramas, analisada pelo professor Chris Herd, do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas.
“Nunca pensei que estaria envolvido na descrição de novos minerais apenas em virtude de trabalhar em um meteorito”, disse o docente em entrevista ao jornal britânico The Guardian, na segunda-feira 28.
Segundo Herd, ele e seus amigos pesquisadores devem analisar outras partes da rocha a fim de encontrar outros minerais extraterrestres.
Ambos foram batizados de elaliite e elkinstantonita pela equipe da universidade. A primeira nomenclatura se refere ao local em que o meteorito foi encontrado, já o segundo, faz menção ao nome da cientista da Nasa Lindy Elkins-Tanton.
“Lindy trabalhou muito para entender como os núcleos dos planetas se formam, como esses núcleos de ferro-níquel se formam, e o análogo mais próximo que temos são os meteoritos de ferro”, explicou Herd. Então fazia sentido nomear um mineral com o nome dela.”
Leia também: “Os extraterrestres estão chegando”, artigo de Dagomir Marquezi para a Edição 40 da Revista Oeste.