Minerais ‘alienígenas’ são encontrados em meteorito na Somália

Novos elementos foram batizados de elaliite e elkinstantonita
-Publicidade-
Mineral encontrado em meteorito na Somália | Foto: Divulgação Universidade de Alberta
Mineral encontrado em meteorito na Somália | Foto: Divulgação Universidade de Alberta | Meteorito

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram, pela primeira vez, dois novos minerais “alienígenas” em um meteorito de 15 toneladas. Batizado de El Ali, o meteorito descoberto há dois anos na Somália é o nono maior já coletado por cientistas.

Os minerais, no entanto, foram identificados uma amostra de apenas 70 gramas, analisada pelo professor Chris Herd, do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas.

-Publicidade-

“Nunca pensei que estaria envolvido na descrição de novos minerais apenas em virtude de trabalhar em um meteorito”, disse o docente em entrevista ao jornal britânico The Guardian, na segunda-feira 28.

Segundo Herd, ele e seus amigos pesquisadores devem analisar outras partes da rocha a fim de encontrar outros minerais extraterrestres.

Ambos foram batizados de elaliite e elkinstantonita pela equipe da universidade. A primeira nomenclatura se refere ao local em que o meteorito foi encontrado, já o segundo, faz menção ao nome da cientista da Nasa Lindy Elkins-Tanton.

“Lindy trabalhou muito para entender como os núcleos dos planetas se formam, como esses núcleos de ferro-níquel se formam, e o análogo mais próximo que temos são os meteoritos de ferro”, explicou  Herd. Então fazia sentido nomear um mineral com o nome dela.”

Leia também: “Os extraterrestres estão chegando”, artigo de Dagomir Marquezi para a Edição 40 da Revista Oeste. 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.