O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, destacou nesta terça-feira, 9, o desempenho do Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia. “Estamos conseguindo fazer negociações importantes pelos interesses nacionais, principalmente em relação ao financiamento de clima”, disse durante o discurso de abertura do Dia da Indústria, organizado no Pavilhão Brasil.
Conforme noticiou Oeste, o governo assumiu os seguintes compromissos: (1) reduzir 50% das emissões de gases associados ao efeito estufa até 2030; (2) acabar com o desmatamento ilegal até 2028; e (3) alcançar a neutralidade de carbono até 2050. “Agora, o momento é de os grandes países — a União Europeia, o G7 — mostrarem um movimento claro para trazer uma solução”, observou o ministro. “E a solução é econômica, a emergência é financeira.”
Segundo Leite, a solução para uma nova economia verde, neutra em emissões de gases do efeito estufa, está no incentivo ao empreendedorismo. “Algumas regiões do Brasil precisam de muito apoio para transformar o uso de combustível fóssil em energia limpa”, afirmou.