COP26: Brasil anuncia meta de reduzir emissão em 50% até 2030

Novo objetivo foi informado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite
-Publicidade-
Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, anunciou novas metas climáticas do Brasil
Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, anunciou novas metas climáticas do Brasil | Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira, 1º, uma meta de 50% de redução na emissão de gases do efeito estufa até 2030. O objetivo foi informado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em um pronunciamento em Brasília, transmitido diretamente para o Pavilhão Brasil, instalado na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow (Escócia).

“Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% (na redução da emissão de gases do efeito estufa) para 50% até 2030 e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26″, afirmou o ministro.

-Publicidade-

Segundo Leite, “as contribuições do Brasil para superar os desafios estão postas” e não faltará empenho do governo federal para chegar a um resultado positivo na agenda climática.

Pouco antes do anúncio do ministro do Meio Ambiente, foi exibido um vídeo do presidente Jair Bolsonaro em que ele afirma que “os bons resultados até 2020” permitiram ao Brasil apresentar metas climáticas “mais ambiciosas”.

“Temos de agir com responsabilidade e buscando soluções reais para uma transição que se faz urgente”, disse Bolsonaro. “Vamos oferecer melhor qualidade de vida a todos os brasileiros. Vamos contribuir para melhorar a qualidade de vida em todo o planeta. Repito minha mensagem a todos que participam da COP26 e ao povo brasileiro: o Brasil é parte da solução para superar esse desafio global.”

Em abril, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, Bolsonaro já havia reforçado o compromisso do governo brasileiro com o fim do desmatamento ilegal na Amazônia e a redução de emissão de gases que causam o efeito estufa. “Determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior”, anunciou o presidente na ocasião.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.