Morreu, aos 68 anos, Akira Toriyama, artista japonês e autor do mangá Dragon Ball. O criador de uma das franquias mais famosas do mundo faleceu em 1º de março, mas a informação só foi anunciada pela sua produtora, a Bird Studio, nesta sexta-feira, 8.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A causa da morte foi um hematoma subdural. Trata-se de um quadro grave, em que o sangue se acumula entre o crânio e a superfície do cérebro. O comunicado ainda diz que Toriyama morreu enquanto ainda tinha “vários trabalhos em andamento’’.
Leia mais: “Homem se casa com personagem de ficção”
“É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo”, publicou a conta oficial do Dragon Ball, no Twitter/X.
A produtora também informou que o funeral já aconteceu. O velório foi marcado com a presença da família e de poucos amigos próximos.
O legado de Akira Toriyama
O criador do Dragon Ball nasceu em Nagoya, cidade localizada na região central do Japão. Ele começou seus trabalhos de anime desde cedo. Os colegas de escola foram os primeiros leitores de suas obras.
Leia mais: “10 desenhos animados que fazem sucesso com adultos”
Toriyama começou sua carreira profissional em 1977. À época, lançou o Wonder Island, depois de ter dois trabalhos negados em um concurso para jovens autores. Ele se tornaria famoso na década seguinte. Naquele tempo, sua obra Dr. Slump virou uma série de televisão.
Leia também: “O Homem Foguete”
A obra conta a história do inventor Senbei Norimaki. O personagem desejava construir a primeira robô do mundo. O anime se tornou febre e vendeu 35 milhões de exemplares. A partir disso, Toriyama se tornou referência na indústria das histórias em quadrinhos japonesas.
A criação de Dragon Ball
Foi nesse contexto que Toriyama criou o Dragon Ball. A primeira fase do mangá conta a história da infância e da adolescência de Goku. O sucesso foi tão grande que, em 1986, começou a ser exibido pelo canal de televisão japonês TV Fuji. Posteriormente, foi exportado para o mundo.
Dragon Ball marcou a infância de MUITAS gerações. Pra mim o MELHOR desenho que já assisti.
— O Povo Tá Comentando (@povocomentando) March 8, 2024
Lembro que vinha correndo do colégio pra assistir essa obra de arte na TV Globinho.
Obrigado por deixar nossa infância mais feliz, Akira Toriyama. Descanse em paz! ♥️ pic.twitter.com/JLjsEAntT2
A história do Dragon Ball foi inspirada em um romance chinês do século 16. A obra retrata Son Goku. O personagem é um guerreiro especialista em artes marciais, que viaja pelo mundo em busca de esferas mágicas. Quando reúne esses poderes, Goku invoca um dragão com o poder de realizar desejos.
Leia mais: “O Fantasma reina há 87 anos”
Com aliados, como Krilin, Vegeta, Piccolo e Ten Shin Han, Goku luta contra monstros, como o Freeza, que ameaçam o futuro da Terra e do universo.
No Brasil, o quadrinho foi publicado pela primeira vez no início dos anos 2000, pela editora Conrad. Além disso, foram exibidos mais de 150 episódios de Dragon Ball — em que Goku era criança — e quase 300 do Dragon Ball Z — com Goku já adulto. Estima-se que a obra tenha vendido cerca de 260 milhões de exemplares pelo mundo.
Leia também: “Persépolis, cada vez mais atual”
Em 2015, Toriyama começou a trabalhar numa sequência para o Dragon Ball, ao lado do artista Toyotarau. Juntos, criaram o Dragon Ball Super. A obra foi publicada em 22 volumes, e um anime de 131 episódios.
Leia também: “Anne Frank em quadrinhos”