Segundo a tradicional casa de shows Cavern Club, localizada em Liverpool, Inglaterra, Chas Newby, que já tocou como baixista dos Beatles, morreu nesta segunda-feira 22 de maio, aos 81 anos. A casa de shows fez uma declaração nas redes sociais sobre o falecimento do músico: “É com grande tristeza que ouvi sobre a morte de Chas Newby. [Ele] substituiu os Beatles por algumas semanas quando Stuart Sutcliffe ficou em Hamburgo e mais tarde Chas tocou para The Quarrymen. Curiosamente, ele também foi o primeiro baixista canhoto dos Beatles. Descanse em paz, Chas Newby. Votos de felicidades de todos no The Cavern Club”.
O “quinto Beatle”
Chas foi apresentado ao público nos anos 1960, ele ficou conhecido como o “quinto Beatle” durante a ausência de Sutcliffe da banda, que havia decidido deixar os Beatles para se dedicar à sua carreira de pintor. Chas Newby tocou com a banda original de John Lennon, The Quarrymen. Mais tarde, Chas voltou ao grupo, tocando de 2016 até sua morte.
Parentes e amigos prestam suas últimas homenagens
Nas redes sociais, amigos e fãs homenagearam Chas após o anúncio de sua morte.
“Tanto Pete quanto eu e toda a família Best ficamos absolutamente devastados ao ouvir as notícias muito tristes em relação à morte de um dos amigos mais próximos da família. Muitos de vocês o conheceram por tocar baixo para os Beatles e The Quarrymen, mas para nós ele era Chas descontraído com um grande sorriso. Sentiremos muito a falta dele. Para sempre em nossos pensamentos. Deus o abençoe, Chas”, disse Roag Best, irmão do ex-baterista dos Beatles Pete Best.
Depois de aparecer com a icônica banda inglesa nos anos 1960, Chas Newby foi convidado por John Lennon a se juntar à turnê dos Beatles na Alemanha. Chas, no entanto, recusou a oferta, porque tinha outros objetivos em mente: ele queria terminar a faculdade e receber o seu diploma universitário.
Mais tarde, em 2012, Chas disse que não se arrependeu de sua decisão.
“A música nunca seria um meio de vida para mim. Eu queria fazer química”. Chas Newby ao Sunday Mercury
Newby disse também que, naquela época, “John, Paul [McCartney] e George [Harrison] só queriam ser músicos. As pessoas às vezes não acreditam em mim quando digo que não me arrependo. Mas realmente não me arrependo”.
Chas Newby tornou-se professor de matemática e provocou um enorme impacto em seus alunos. Após sua morte, seus alunos homenagearam o intelectual e lendário músico: “Muitos ex-alunos compartilhando condolências. Ele me ajudou muito a melhorar a minha matemática e nunca esqueci disso. É sempre emocionante ter um professor de matemática que pode dizer que tocou com os Beatles! Uma das primeiras lendas da escola”, disseram os alunos.
Não existe essa história de “quinto beatle”, já se falaram em Pete Best, em Brian Epstein, em George Martin, ninguém nunca ocupou esse lugar. Chas foi um dos tantosm outros músicos que tocaram com a banda e até gravaram seus discos. Mas de toda forma que sua alma vá em paz Chas!