Morre Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz

O arcebispo lutou contra a segregação racial na África do Sul
-Publicidade-
Arcebispo, Desmond Tutu morreu aos 90 anos
Arcebispo, Desmond Tutu morreu aos 90 anos | Foto: Divulgação/Flickr

Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984, morreu aos 90 anos. O arcebispo sul-africano ficou conhecido por sua luta contra o regime do apartheid, que vigorou na África do Sul por mais de quatro décadas. O presidente do país, Cyril Ramaphosa, confirmou a notícia do falecimento, neste domingo, 26.

O arcebispo ganhou o Nobel em reconhecimento ao seu trabalho para acabar com o apartheid. O regime, que durou de 1948 a 1991, foi responsável pela divisão e discriminação racial, que culminou em domínio econômico e político de líderes brancos no país. Ramaphosa lamentou a morte de Tutu.

“A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto no adeus de nossa nação a uma geração de sul-africanos excepcionais que nos deixou uma África do Sul liberta. Ele era um patriota sem igual; um líder de princípio e pragmatismo que deu significado à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta”, disse o presidente.

-Publicidade-

Ele foi ordenado sacerdote em 1960. Depois de 25 anos, se tornou bispo da cidade de Joanesburgo e foi nomeado como primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo.

Depois do final do regime, Desmond Tutu continuou lutando contra a opressão dos negros na África do Sul. Além disso, o ganhador do prêmio da Paz se manifestava contra as divisões sociais e raciais presentes em outras regiões do mundo. Ele levantava a bandeira em favor dos direitos humanos, falava sobre a ocupação do território palestino por Israel e as consequência das mudanças climáticas para o planeta.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.