O ator e ex-deputado mexicano Héctor Bonilla, conhecido por sua participação no seriado Chaves, morreu na sexta-feira 25. Ele tinha 83 anos de idade e não resistiu a um câncer renal.
A informação foi confirmada pela família de Bonilha, em publicação no Twitter. “Sabemos que Héctor deixou um legado imensurável e que muitos corações lamentarão sua morte”, diz um trecho da nota. “Saiba que, apesar da tristeza infinita que nos assola, estamos tranquilos de nos despedir de um homem que partiu sem dever nada a ninguém, viveu intensa e plenamente, que pregou sempre com exemplo e semeou alegria e amor a cada caminho que percorreu.”
— Fernando Bonilla (@fdobonilla) November 25, 2022
O perfil oficial de Chaves lamentou a morte do ator, relembrando uma fotografia dos bastidores do episódio do qual ele participou. “Sempre estará em nossos corações e será parte da vila, Héctor Bonilla”, escreveu.
Siempre estarás en nuestro corazón y serás parte de la vecindad, Héctor Bonilla (1939-2022)🖤 pic.twitter.com/hnBnFBfitk
— Chavo del Ocho (@ChavodelOcho_Of) November 26, 2022
A emissora Televisa também manifestou suas condolências. “Teatro, cinema e televisão estão de luto por essa terrível perda”, lamentou.
O currículo de Bonilla inclui novelas como Viviana, em Busca do Amor, exibida no Brasil pelo SBT, e longas-metragens como María de Mi Corazón. Ele também foi dublador e emprestou sua voz para as versões estrangeiras de Ratatouille e Viva, A Vida É Uma Festa.
O ator deixa a mulher, Sofía Álvarez, e três filhos — Leonor, Sergio e Fernando Bonilla.