Não há segurança na Europa sem soberania na Ucrânia, diz presidente do país

Segundo Volodymyr Zelensky, Kiev e Moscou seguem mantendo conversas para evitar um conflito bélico
-Publicidade-
Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia
Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia | Foto: Reprodução/Flickr

A segurança na Europa é impossível sem a restauração da integridade territorial da Ucrânia, disse o presidente do país, Volodymyr Zelensky, em vídeo divulgado nesta quinta-feira, 20. No momento, 100 mil militares russos estão posicionados na fronteira ucraniana, e a possibilidade de guerra não está descartada. “Espero que nossos esforços conjuntos com a Federação Russa levem ao fim das tensões na fronteira da Ucrânia”, salientou Volodymyr.

Conforme noticiou Oeste, as potências europeias e os norte-americanos devem se reunir em Berlim, na Alemanha, para debater a crise geopolítica que envolve Kiev.

Ainda nesta quinta-feira, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, assegurou que eventual avanço militar russo na fronteira com a Ucrânia implicará reação direta de Washington.

-Publicidade-

“Sempre fomos muito claros: qualquer transgressão por forças militares russas na fronteira ucraniana para cometer novos atos de agressão terá uma resposta severa dos Estados Unidos e de seus aliados”, advertiu Blinken após um encontro com Annalena Baerbock, diplomata alemã.

Ucrânia, a razão da guerra

O impasse nas negociações entre Estados Unidos e Rússia sobre a situação geopolítica da Ucrânia deixou a Europa à beira de um conflito bélico. As saídas diplomáticas estão se esgotando, e a possibilidade de uma guerra não está descartada. Clique aqui para ler a reportagem completa.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.