O escritor peruano Mario Vargas Llosa deixou o hospital em Madri nesta segunda-feira, 25, depois de alguns dias de internação e de combate ao covid-19. Aos 86 anos, o ganhador do Prêmio Nobel de literatura agora vai concluir o tratamento em casa.
A pedido do pai, Álvaro Vargas Llosa publicou nas redes sociais uma carta de agradecimento do escritor aos médicos que o tratam na Espanha.
“Pedi aos meus filhos, Álvaro, Gonzalo e Morgana, que expressassem minha gratidão à equipe médica da clínica Ruber, em Madri, pelos bons resultados do meu tratamento. E ao restante da equipe agradeço pela dedicação e pela amizade.”
A pedido de mi padre, hacemos pública la nota manuscrita que nos ha dado tras recibir el alta médica. La transcribo a continuación. 1/2 pic.twitter.com/Dvs0xJn624
— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) April 25, 2022
Nascido em 1936, no Peru, Vargas Llosa se naturalizou espanhol em 1993 e vive em Madri há algumas décadas. Considerado um dos últimos remanescentes de uma cultuada geração de escritores latino-americanos, contemporâneo do colombiano Gabriel García Márquez, o peruano acumula grandes sucessos na carreira.
Entre os livros mais conhecidos do escritor estão A Festa do Bode e Pantaleão e as visitadoras. O peruano naturalizado espanhol venceu o Nobel de literatura em 2010.
Simpatizante do comunismo na juventude, Vargas Llosa acabou migrando para o liberalismo ao longo da vida e se aventurou na política. Em 1990, o escritor concorreu à Presidência do Peru, mas acabou derrotado por Alberto Fujimori, que posteriormente teve de fugir do país e depois foi condenado por diversos crimes.