Estampado com o mapa da Ucrânia em que figura a Crimeia, o novo uniforme da seleção ucraniana de futebol foi apresentado no domingo. Na camisa ainda está escrito “Glória à Ucrânia!” e “Glória aos heróis”, duas saudações oficiais utilizadas pelos militares do país.
Leia também: “Em indireta a Tite, Mourão diz que Cuiabá está precisando de técnico”
Em 2014, a região foi ocupada pelos russos e desde então é disputada pelas duas nações. Para o deputado russo Dmitry Svishchev, o novo uniforme ucraniano é “uma provocação política”. Segundo o parlamentar, mostrar um mapa da Ucrânia com “um território russo é ilegal”.
Oficialmente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a escolha do uniforme é prerrogativa dos organizadores do torneio. “Esporte é esporte”, disse. “E precisamos estar acima da incitação de ódio entre russos e ucranianos.”
Além da mensagem politica que não é de nossa alçada, para nós brasileiros, no caso de jogo, ou o Brasil ou a Ucrânia tem que mudar a cor da camisa para ninguém errar o passe.
Quem diria, o governo russo, na pessoa porta voz do Kremlin dando exemplo de compostura política e evitando o debate por questões ridículas….
No Brasil daqui mais algum tempo o uniforme da seleção terá o símbolo do PeTe e do MST, o técnico mais alguns jogadores já falam a mesma língua da esquerda mesmos!