A China fechou nesta sexta-feira, 5, estradas e parques infantis de escolas em Pequim devido a uma nuvem densa de poluição no norte do país.
Várias regiões foram afetadas pela névoa tóxica, com a visibilidade em algumas áreas reduzida a apenas 200 metros, segundo a agência meteorológica estatal.
As autoridades de Pequim atribuíram a poluição a “condições meteorológicas desfavoráveis e à expansão da contaminação regional”.
Relacionadas
A capital, que receberá os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro de 2022, ordenou que as escolas suspendessem as aulas de educação física e as atividades em espaços abertos.
A escassa visibilidade também provocou o fechamento de rodovias que conectam grandes cidades, como Xangai, Tianjin ou Harbin.
A poluição registrada nesta sexta-feira por uma estação da Embaixada dos Estados Unidos em Pequim alcançava níveis “muito nocivos” para a população, informou a representação diplomática.
A concentração de partículas poluentes no ar estava em quase 220 microgramas por metro cúbico, quase 15 vezes superior ao limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde. A nuvem tóxica deve permanecer na região até a noite de sábado, segundo as autoridades locais.
Chama a inútil da Greta how you dare you