Em artigo publicado na Edição 113 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi escreve sobre o avião caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o colunista, o caça é o mais futurista, rápido, agressivo e o mais barulhento.
Marquezi cita o próximo filme do ator Tom Cruise, Top Gun Maverick, em que o protagonista pilota o avião caça F/A-18E Super Hornet. “Um ator como Tom Cruise dificilmente faria um filme pilotando burocraticamente um avião de transporte, por exemplo”, escreveu o colunista. O longa será lançado no Brasil na quinta-feira 26.
O F-39 Gripen foi produzido pela Saab, empresa sueca que teve apoio da Embraer. O avião caça, no modelo de treinamento, já havia sido apresentado em 2020, mas agora a frota com os modelos finais começaram a chegar. Foram 36 unidades encomendadas — a FAB já solicitou mais quatro. O intuito é substituir os 47 aviões velhos Northrop F-5 Tiger II.
Leia um trecho
“Com a compra dos Gripen, o Brasil vai assumir a liderança no setor de caças da América do Sul. A Colômbia opera o israelense KFIR, baseado no clássico francês Mirage III. O Peru tem os Mig 29, relíquia soviética dos anos 1950. O Chile conta com 46 unidades do norte-americano F-16, um veterano de sucesso.
A maior preocupação por enquanto é o russo Sukhoi SU-30 da Venezuela, considerado até agora o caça mais poderoso da América Latina — uma cortesia de Vladimir Putin ao amigo Hugo Chávez. O Sukhoi agora vai perder a supremacia com a novíssima frota de Gripen da Força Aérea Brasileira.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 113 da Revista Oeste vai além do texto de Dagomir Marquezi. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R Guzzo, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Paula Leal, Pedro Henrique Alves, Artur Piva, Evaristo Miranda, Guilherme Lopes, Bruno Meyer, Theodore Dalrymple e Edilson Salgueiro.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Beleza não põe mesa. Tem de ser eficiente. E a Embraer deve melhorá-lo.
“Senta a Púa !”…
O sexy aí fica por conta do “design”?….Nada sobre o desempenho da aeronave, certo?
Os Mirage 2000 eram MUITO mais bonitos, mas opinião é opinião…