publicidade
Mundo

O gif viral da felicidade é real?

O criador do vídeo original revela se o que vemos na animação é mesmo a bioquímica da felicidade

gif
Será que o gif representa mesmo a bioquímica da felicidade? Imagem/John Liebler | Divulgação

É possível capturar a bioquímica da felicidade em vídeo? A princípio, sim. É o que mostra um gif que voltou a circular nas redes sociais recentemente. Trata-se de uma molécula de proteína “caminhando” ao longo de um filamento enquanto carrega uma grande esfera sobre os seus ombros. A animação, criada em 2006, tornou-se uma das postagens de ciência mais amplamente compartilhadas na internet.

Tendência on-line desde 2014, o gif continua a receber bastante atenção quando é compartilhado nas redes sociais. Muitas publicações sugeriram que a animação era a representação da própria felicidade: a miosina transportando endorfinas no cérebro. Mas será verdade? Objetivamente, não. John Liebler, artista, médico e o principal criador do vídeo original, explicou a história real, em 2014.

Receba nossas atualizações

Origem do gif da felicidade

Liebler e uma equipe de técnicos criaram a animação de computador 3-D, em 2006. A ideia original era apresentá-la durante uma aula de biologia sob o título de “The Inner Life of the Cell”, (“A vida interna da célula”, em tradução livre do inglês). O projeto foi desenvolvido em colaboração com dois pesquisadores da Universidade Harvard, Robert Lue e Alain Viel.

O projeto original era levar o espectador “a uma jornada pelo mundo microscópico de uma célula, ilustrando mecanismos que permitem que um glóbulo branco sinta o ambiente e responda a um estímulo externo”.

O gif viral foi baseado num trecho do vídeo que começa em aproximadamente 1:14. De fato, a animação original mostra uma proteína cinesina “arrastando” uma bolsa chamada vesícula ao longo de um microtúbulo. Cinesinas são proteínas motoras responsáveis por transportar “cargas”, e os microtúbulos são os suportes estruturais internos presentes nas células.

Não se trata, portanto, da felicidade capturada em vídeo; mas os movimentos da cinesina instigaram a imaginação dos internautas. Liebler conclui: “A proteína motora cinesina roubou a cena em Inner Life, embora nem estivesse no tratamento original do curta”.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.