O inferno afegão em nova fase

Segundo o colunista Dagomir Marquezi, o Talibã sabe que tem o tempo a seu favor: 'Vinte anos não é nada para quem vive permanentemente na Idade Média'
-Publicidade-
Retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão pode lembrar saída vergonhosa do Vietnã
Retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão pode lembrar saída vergonhosa do Vietnã | Foto: Reprodução

Em sua coluna publicada na Edição 58 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi trata da retirada das forças norte-americanas do Afeganistão, programada para o dia 11 de setembro. Segundo ele, o acontecimento pode lembrar a saída vergonhosa do Vietnã: os extremistas dirão que venceram a guerra, e a narrativa não está longe da verdade.

“Um grupo de fanáticos como o Talibã sabe disso e tem o tempo a seu favor. Vinte anos não é nada para quem vive permanentemente na Idade Média. Eles só aprenderam a ser mais malandros”, aponta Marquezi.

-Publicidade-

Leia outro trecho

“As coisas podem ficar ainda piores. Segundo levantamento do Pentágono, a Al-Qaeda (agora chefiada pelo ‘vice’ de Bin Laden, Ayman al-Zawahiri), hoje sediada em regiões inóspitas do Paquistão, tem ótimas relações com o Talibã, a quem proporciona assessoria e dinheiro. E mais: representantes do Estado Islâmico também já se instalaram no Afeganistão, ainda em pequena escala.

Por enquanto, essas organizações não estão falando em retomar o circuito de terrorismo internacional. Mas é só saber somar um mais um para concluir que isso é apenas questão de tempo. Depois da retirada, os norte-americanos não terão a mesma capacidade de coletar informações sobre os terroristas.”

Revista Oeste

Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 58 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site