Hong Kong não será o último território a entrar na mira de controle do regime chinês. Em artigo publicado na edição desta semana da Revista Oeste, o jornalista Dagomir Marquezi afirma que o Partido Comunista da China já prepara um novo alvo: Taiwan.
Leia mais: “China pede a Biden que reverta medidas de Trump”
Descoberta há pouco mais de 500 anos pelos portugueses, a ilha “Formosa” (ou Taiwan) já esteve envolvida em conflitos. Conforme lembra Marquezi, a região pertenceu aos holandeses, teve um tempo de independência, pertenceu à China, depois ao Japão, voltou a ser de domínio chinês e, desde 1979, coloca-se como nação independente, mas parcialmente reconhecida em nível internacional.
Mesmo o reconhecimento parcial de Taiwan pode estar com os dias contados, analisa o colunista. Para Marquezi, Pequim tem sinalizado que a ilha Formosa se tornou tornou o próximo item a ser conquistado, como num tabuleiro do jogo War. “[A China] está obcecada com a ‘reunificação’ nacional, que significa mais precisamente retomar o que a dinastia Qing já possuiu”, escreve.
Na dinastia Qing, Tibete e Hong Kong eram parte da China — assim como Taiwan. Diante desses e outros pontos e movimentações por parte das autoridades de Pequim, Marquezi pergunta: “Quando a China vai ocupar Taiwan?”.
https://revistaoeste.com/revista/edicao-48/quando-a-china-vai-ocupar-taiwan/
Revista Oeste
Além do questionamento lançado por Dagomir Marquezi sobre a próxima ação do Partido Comunista da China, a Edição 48 da Revista Oeste conta com reportagens especiais e artigos de Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Brendan O’Neill e Ella Whelan.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste é comprometida com o liberalismo econômico e com as liberdades individuais. Sem aceitar publicidade estatal, o projeto é 100% financiado pelo público leitor. Para fazer parte da comunidade de assinantes e assim ir “direto ao ponto” do que importa na imprensa, basta clicar aqui, escolher o plano de assinatura e seguir os passos indicados.