De acordo com o acadêmico Fernando Reinach, biólogo, PHD em biologia celular e molecular pela Cornell University (EUA), há 50 mil anos, quando o Homo sapiens chegou à Europa, encontrou um ser muito parecido com ele: o Homo neanderthalensis. Vestígios da interação entre humanos e neandertais encontrados em uma caverna na Alemanha pode expandir nossa compreensão sobre esse período histórico.
Num artigo no Estadão, o acadêmico explica que os neandertais haviam chegado ao continente europeu muito antes, há cerca de 40 mil anos antes. Isso porque, quando a nossa espécie apareceu na África, há 250 mil anos, os neandertais já lascavam pedras a fim de fazer flechas na Europa.
Porém, cerca de 15 mil anos depois da chegada do Homo sapiens, os neandertais desapareceram. Os cientistas ainda não sabem dizer qual foi o motivo de sua extinção, mas há a especulação de que eles perderam espaço para os humanos — ou foram simplesmente mortos por eles.
Sexo entre humanos e neandertais
A interação entre ambas as espécies é consenso na comunidade científica. Isso porque pesquisadores encontraram DNA neandertal no genoma humano — evidência de que houve relações sexuais entre as espécies.
Pesquisadores descobriram vestígios das interações entre humanos e neandertais em uma caverna localizada no norte da Europa. A caverna fica em Ilsenhöhle, Ranis, na Alemanha, e começou a ser estudada em 1926. Entre os anos de 1932 e 1938 — pouco antes da deflagração da Segunda Guerra Mundial pela Alemanha —, arqueólogos trabalharam em uma escavação de 15 metros de profundidade.
+Leia mais notícias do Mundo em Oeste.
Eles descobriram uma significativa quantidade de pontas de flechas fabricadas pelos hominídeos em diversos extratos da região escavada. A caverna alemã é uma das quatro áreas na Europa na qual foi descoberta uma transição tecnológica no processo de fabricação de flechas de pedra lascada. Pontas menos sofisticadas são associadas aos neandertais; já as flechas encontradas em camadas mais superiores são associadas aos Homo sapiens.
Tal descoberta dá força à hipótese de que a chegada dos humanos — dotados de tecnologia superior — tenha levado nossa espécie a sobrepujar os neandertais, desencadeando o seu desaparecimento. Contudo, ainda de acordo com Fernando, tudo isso não passa de mera especulação baseada em pedaços de pedra encontrados na caverna.