A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) votou a favor de uma resolução que estabelece que as eleições em que Daniel Ortega foi reeleito presidente da Nicarágua, com 75% dos votos, “não têm legitimidade democrática”.
O texto foi aprovado na sexta-feira 12 por 25 votos a favor entre os 34 membros ativos do bloco. Entre os que foram favoráveis está o Brasil. Sete países se abstiveram, incluindo México e Honduras. A delegação de São Cristóvão e Névis estava ausente e a Nicarágua votou contra.
Relacionadas
Ortega está no poder há 14 anos consecutivos e antes das eleições prendeu ou forçou ao exílio adversários com possibilidade de derrotá-lo nas urnas. “As instituições democráticas na Nicarágua foram seriamente minadas pelo governo nicaraguense”, diz o texto, insistindo na “libertação de todos os candidatos políticos e prisioneiros”.
A resolução estabelece ainda que o Conselho Permanente da OEA faça uma “avaliação coletiva” da crise política na Nicarágua, cujas conclusões deverão ser apresentadas antes de 30 de novembro. Entre as possíveis sanções está a possibilidade de suspender a Nicarágua da organização.
PT se manifesta
Conforme mostrou Oeste, o Partido dos Trabalhadores (PT) celebrou a vitória do ditador Daniel Ortega. Em nota assinada pelo secretário de Relações Internacionais do partido, Romenio Pereira, a sigla classifica o resultado das eleições nicaraguenses como “uma grande manifestação popular e democrática”.
Depois da repercussão, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, desautorizou a posição do próprio partido e o documento foi retirado do ar.
“Nota sobre eleições na Nicarágua não foi submetida à direção partidária”, postou. “Posição do PT em relação qualquer país é defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição. Nossa prioridade é debater o Brasil com o povo brasileiro”, completou.
Abri, perdi meu tempo.
Acabou, fui PT, agora encontro-me em evolução.
ESPERO PORRA!!!!
O partido que se manifestou favorável às eleições na Nicarágua não tem CREDIBILIDADE política.
Kkkkkkkk…… Quem lê estas notas do PT e não conhece , até pensa que se trata de um partido político sério, e não uma organização criminosa …..