Pequim nega visto de trabalho à jornalista da The Economist em Hong Kong

Jornal lamenta a decisão do governo chinês
-Publicidade-
A jornalista Sue-Lin Wong trabalha para a The Economist
A jornalista Sue-Lin Wong trabalha para a The Economist | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pequim negou a renovação do visto de trabalho à jornalista Sue-Lin Wong para Hong Kong. Ela trabalha na revista britânica The Economist, que lamentou o caso em nota publicada na sexta-feira 12.

“A decisão foi dada sem explicação”, afirmou a revista. “Sue-Lin não está atualmente em Hong Kong. Temos orgulho do seu jornalismo. Instamos o governo de Hong Kong a manter o acesso à imprensa estrangeira, que é vital para a posição do território como cidade internacional”.

-Publicidade-

Por meio do Twitter, Sue-Lin disse que está “muito triste por não poder continuar trabalhando de Hong Kong”. “Eu amei conhecer essa cidade e essas pessoas. Vou sentir falta de todos”, postou.

A repressão à imprensa em Hong Kong

A contar do 1º semestre de 2020, as autoridades chinesas recusaram a renovação do visto ou expulsaram pelo menos 20 jornalistas estrangeiros, incluindo profissionais de grandes veículos de mídia, como os norte-americanos New York Times, Wall Street Journal e Washington Post. Segundo um relatório feito pelo Clube de Correspondentes Estrangeiros da China (FCCC, na sigla em inglês), as expulsões estão no maior número desde o massacre da Praça Tiananmen, em 1989.

Um levantamento realizado pelo FCCC aponta que o declínio da liberdade de imprensa impulsionado pela Lei de Segurança Nacional, que passou a vigorar em 2020, faz com que 46% dos jornalistas queiram deixar Hong Kong. Cerca de 84% dos entrevistados pela pesquisa disseram que as condições de trabalho caíram depois da implantação da legislação, e pelo menos 56% se autocensuram.

Publicações como o New York Times já mudaram parte das operações para Seul, capital da Coreia do Sul. Em junho, o jornal honconguês Apple Daily foi forçado a fechar depois da prisão de vários executivos e editores enquadrados sob a regra.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.