publicidade
Mundo

Organização Mundial da Saúde atualiza tabela que define dieta saudável

As recomendações baseiam-se nas últimas evidências científicas da entidade

oms atualiza alimentação saudável 2
O consumo total de gorduras continua limitado a, no máximo, 30% da ingestão diária de calorias | Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a tabela que define uma alimentação saudável. Na mais nova versão do material, o órgão alterou as diretrizes sobre o consumo de gorduras e carboidratos como parte de uma dieta mais saudável.

Segundo a entidade, as recomendações são baseadas nas últimas evidências científicas. O objetivo é ajudar a reduzir o risco de ganho de peso e de doenças associadas à obesidade, como diabete tipo 2 e problemas cardiovasculares.

Receba nossas atualizações

Atualização da tabela em relação a gorduras e carboidratos

oms atualiza alimentação saudável 2
O consumo total de gorduras continua limitado a, no máximo, 30% da ingestão diária de calorias | Foto: Reprodução

Na nova tabela da OMS, o consumo total de gorduras continua limitado a, no máximo, 30% da ingestão diária de calorias. Pessoas acima dos 2 anos devem, de acordo com a orientação, priorizar gorduras insaturadas, presentes em fontes vegetais, como azeite, abacate e nozes, entre outros.

Em relação aos carboidratos, a nova recomendação destaca a importância da qualidade dos itens consumidos. E estabelece quantidades conforme a faixa etária. Acima dos 2 anos de idade, por exemplo, devem-se priorizar grãos integrais, frutas e leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha.

oms atualiza alimentação saudável 3
Leguminosas como feijão, lentilhas e grão-de-bico devem ser prioridade na dieta tanto de adultos quanto de crianças | Foto: Reprodução

A nova recomendação também orienta os adultos a consumirem, pelo menos, 400 gramas de frutas e vegetais e 25 gramas de fibras diariamente.

O açúcar de adição — presente no mel, em bebidas e em sobremesas — não deve passar de 10% da energia consumida. Para uma dieta de 2 mil calorias, isso significa 50 gramas (cinco a dez colheres de chá).

Leia mais:

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Algumas coisas consegui identificar nessa foto: abacate, azeite de oliva, azeitona (de vez em quando), salmão (já não compro há muito tempo, está muito caro), castanhas diversas (só no Natal). E a abóbora com picanha? Então estou condenado, pois só como torresmo, carne de porco frita na banha do mesmo bicho, feijão tropeiro (com torresmo, é claro), tutú de feijão acompanhado de uma linguiça de porco caipira, arroz, macarrão… e por aí vai.

  2. XY / XX
    XY / XX

    Nao consigo ver as minhas latas de sardinha na foto, fuba e quando a coisa esta boa compro 1 kg de carne de porco, e assim vamos passando o mes. Umas folhas de couve do quintal, uns limoes para o suco e VAMOS FAZER O L. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade