A Justiça da Rússia voltou a tomar decisão contra o advogado Alexei Navalny, reconhecido crítico do regime do presidente Vladimir Putin. Em parecer tornado público em nível internacional pela agência de notícias Lusa nesta sexta-feira, 5, o opositor recebeu mais uma condenação perante o Poder Judiciário local. Desta vez, o tribunal de Moscou o condenou a pagar indenização por difamação ao empresário Yevgeny Prigozhin.
Leia mais: “Justiça de Hong Kong mantém manifestantes na prisão”
O valor da indenização a ser bancada por Navalny não foi divulgado até o momento. Beneficiado pela mais recente decisão da Justiça russa, Prigozhin é, segundo a Lusa, chamado de chef nos círculos próximos a Putin. Isso porque ele é responsável por organizar banquetes oficiais.
Condenação anterior na Rússia
Esse é só mais um problema enfrentado por Alexei Navalny desde que voltou à Rússia — ele permaneceu meses internado na Alemanha, pois havia sido vítima de envenenamento. No retorno a Moscou, foi preso e condenado sob alegação de ter praticado crime financeiro. Na última semana, conforme registrado por Oeste, Navalny foi transferido para um “local desconhecido”, alertou a defesa dele a órgãos internacionais.